Shizuoka, a província do Monte Fuji

Vista do Monte Fuji

Shizuoka abriga o maior símbolo do Japão e o mais conhecido mundialmente: o Monte Fuji. Existem cinco trilhas diferentes para escalar o vulcão adormecido de 3.776 metros de altura, sendo que três delas estão localizadas na província: Fujinomiya, Gotemba e Subashiri. As outras duas começam em Yamanashi.

O setor industrial de Shizuoka é principalmente agrário por causa da sua localização e da facilidade de transporte. As fábricas de instrumentos musicais e de papel são os grandes destaques. Somente em 2007, o setor movimentou 59 bilhões de ienes. São essas fábricas que absorviam a maior parte da mão de obra brasileira. Tanto que, segundo dados de 2005 do governo da província, 50.026 brasileiros viviam na região, a segunda maior comunidade verde-amarela, perdendo apenas para Aichi.

Programa Imperdível

Atami, que significa mar quente, é uma das cidades turísticas mais visitadas de Shizuoka. Seu nome é devido às fontes termais. Os onsens da região, aliás, são bastante procurados no inverno. Mas no verão, a pedida são as praias da cidade, que possuem areia branca e locais para a prática de esportes aquáticos, como mergulho e o parasailing – paraquedas puxado por uma lancha.

Para Comer

A culinária de Shizuoka tem como ingredientes principais frutos do mar. Em Hamamatsu, por exemplo, o unagi (enguia) se tornou sinônimo da cidade. Diversas iguarias são preparadas com esse ingrediente: grelhado, no sushi, hambúrgueres e até em biscoitos doces. Já em Yui, o sakura-ebi (camarão de tom rosado) é praticamente o símbolo da cidade, pois é o único local onde é possível encontrá-lo no mundo. Rico em cálcio, ele é consumido frito, cozido e até mesmo cru.

Curiosidades

Um dos eventos mais curiosos de todo o Japão está o Hamamatsu Matsuri, que ocorre anualmente nos meses de maio ao longo da costa marítima de Enshuu. Nessa festa, associações locais colocam no ar pipas de 3 a 7 metros quadrados. Mais de 150 equipes participam da competição de quem consegue manter a pipa voando por mais tempo. Para derrubar a pipa do adversário, vale até usar uma tática bastante conhecida pelas crianças brasileiras: colocar “cerol” (cola misturada com cacos minúsculos de vidro) na linha.

Informações sobre Shizuoka

Nome: Shizuoka
Capital: Shizuoka
Localização: Região de Chubu, na ilha Honshu
Área: 7.779,46 km²
Site oficial da província (em japonês): www.pref.shizuoka.jp

No Brasil

Shizuoka Kenjinkai – Associação dos Shizuoka Kenjin do Brasil
Endereço: Rua Vergueiro, 193 – Liberdade, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3209-0685

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...