Kumamoto, a terra do Monte Aso

Castelo Kumamoto, principal cartão postal da cidade

Apesar de ser uma província basicamente agrícola, Kumamoto também se destaca pelo seu polo industrial, um dos maiores de Kyushu. Conhecido pelos setores automobilísticos, eletroeletrônicos e alimentos processados e principalmente pelo ramo de circuitos integrados, faz com que a região seja conhecida como a “ilha do silício” japonesa.

As festividades locais também são bastante famosas. O Myoken-san, um dos templos mais conhecidos da província, vira palco para o festival homônimo, que reconta a história de uma lenda local. Em novembro, uma procissão de milhares de pessoas acompanham a figura de um ser que aparece no mito, um animal místico com corpo de tartaruga e cabeça de cobra.

Programa imperdível

Considerado um dos três castelos mais belos do arquipélago, o castelo de Kumamoto foi construído em 1607 pelo lorde Kato Kiyomasa depois de sete anos de obras. A estrutura arquitetônica é o símbolo da província e o principal cartão postal.

Curiosidades

O vulcão Monte Aso possui a maior caldeira do mundo, medindo 18km de leste para oeste e 24km de norte a sul. Apesar de ser um vulcão ativo – ou seja, que pode entrar em erupção a qualquer momento – mais de 50 mil pessoas vivem em sua vizinhança.

Informações sobre Kumamoto

Nome: Kumamoto
Capital: Kumamoto
Localização: Oeste de Kyûshu
Área: 7,404 Km²
Site oficial da província (em japonês): www.pref.kumamoto.jp/

No Brasil

Associação Kumamoto Kenjin do Brasil
Endereço: Rua Guimarães Passos, nº 142 – Vila Mariana – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5084-1338

Você pode se interessar também por...