Kumamoto, a terra do Monte Aso
Apesar de ser uma província basicamente agrícola, Kumamoto também se destaca pelo seu polo industrial, um dos maiores de Kyushu. Conhecido pelos setores automobilísticos, eletroeletrônicos e alimentos processados e principalmente pelo ramo de circuitos integrados, faz com que a região seja conhecida como a “ilha do silício” japonesa.
As festividades locais também são bastante famosas. O Myoken-san, um dos templos mais conhecidos da província, vira palco para o festival homônimo, que reconta a história de uma lenda local. Em novembro, uma procissão de milhares de pessoas acompanham a figura de um ser que aparece no mito, um animal místico com corpo de tartaruga e cabeça de cobra.
Programa imperdível
Considerado um dos três castelos mais belos do arquipélago, o castelo de Kumamoto foi construído em 1607 pelo lorde Kato Kiyomasa depois de sete anos de obras. A estrutura arquitetônica é o símbolo da província e o principal cartão postal.
Curiosidades
O vulcão Monte Aso possui a maior caldeira do mundo, medindo 18km de leste para oeste e 24km de norte a sul. Apesar de ser um vulcão ativo – ou seja, que pode entrar em erupção a qualquer momento – mais de 50 mil pessoas vivem em sua vizinhança.
Informações sobre Kumamoto
Nome: Kumamoto
Capital: Kumamoto
Localização: Oeste de Kyûshu
Área: 7,404 Km²
Site oficial da província (em japonês): www.pref.kumamoto.jp/
No Brasil
Associação Kumamoto Kenjin do Brasil
Endereço: Rua Guimarães Passos, nº 142 – Vila Mariana – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5084-1338
Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.