Ibaraki, a província das rosas

Ibaraki é sempre nomeada nas listas de paisagens paradisíacas que o governo japonês faz. Como é o caso da agitada praia Oarai Sun Beach, em Oarai-machie, e a praia de Mizuki, em Hitachi, cujo principal atrativo é o banho com kajime-yu, sais de banho com poderes curativos. As duas estão entre as 100 praias mais belas do Japão.

Na década de 1960, Ibaraki começou seu processo de industrialização. Hoje tem como pólo de tecnologia e pesquisa a cidade de Tsukuba, chamada de cidade da ciência, uma das maiores do Japão.

Além disso, a província também tem espaço para diversos festivais ao longo do ano. A Competição Nacional de Fogos de Artifício de Tsuchiura, o Festival de Ishioka e o Hitachi Sakura Matsuri, comemorado no florescer da primavera, estão entre as principais festas da província.

Programa imperdível

Conhecer a queda de Fukuroda, que é uma das três mais famosas cachoeiras do Japão, com 120 metros de altura e 73 metros de extensão.

Para comer

O natto, soja fermentada que produz uma baba semelhante à do quiabo, é o prato mais popular de Ibaraki. O natto, que pode ser degustado com shoyu e açúcar ou em oniguiri, é muito saboreado na capital, Mito.

Curiosidades

A rosa é o símbolo da província de Ibaraki (bara = rosa). A flor, em azul, está presente na bandeira juntamente com um brasão e simboliza o coração da população. A ave símbolo da região é a cotovia e o peixe símbolo é o linguado.

Informações sobre Ibaraki

Nome: Ibaraki
Capital: Mito
Localização: Nordeste da região de Kanto
Área: 6,093 km²
Site Principal da província (em japonês): www.pref.ibaraki.jp/index.html

No Brasil

Associação Centro Social Ibaraki do Brasil
Endereço: Rua Bueno Andrade, 756, Cambuci – São Paulo – SP
Tel: (11) 3209-8515

Conteúdo publicado originalmente na edição 141 da revista Made in Japan.

Você pode se interessar também por...