Coletiva de imprensa 20º Festival do Japão

A coletiva de imprensa do 20º Festival do Japão aconteceu no dia 14 de junho de 2016. Durante o encontro, foram feitas diferentes observações sobre a evolução do evento e como esse ano é uma edição especial e comemorativa.

coletiva Festival do Japão

Coletiva de imprensa do 20º Festival do Japão Made in Japan

Estavam presentes os senhores Yasuo Yamada, presidente do Kenren, Toshio Ichikawa, presidente da comissão executiva do 20º Festival do Japão, Daniel Galante, diretor de operações do São Paulo Expo, Olavo Mitsuo Kimura, gerente executivo da Bradesco Nikkei, Celso Simomura, vice-presidente da Toyota do Brasil, Luiz Tadashi Akuta, gerente de desenvolvimento de negócios da Mitsubishi Eletric no Brasil e Guillermo Muro, vice-presidente institucional da Japan House São Paulo.

O tema desse ano será “20 Anos de Integração, Harmonia e Cultura, que incluem você!”, relembrando a história do evento que começou como uma festa simples no Parque do Ibirapuera e hoje se tornou um megaevento que permanece com o mesmo jeito acolhedor apesar do tamanho.

A participação de voluntários é essencial para a organização do festival

O sr. Toshio Ichikawa explicou em sua apresentação que a estimativa de visitantes esperada é de 170 mil pessoas e que o trabalho todo empregado na elaboração do evento é feita inteiramente por voluntários.

O crescimento do festival é inegável, o clima de “matsuri“, os festivais japoneses de rua onde a gastronomia é única e as atividades são feitas ao ar livre permanece a mesma, mas agora com todo o conforto que o espaço oferece.

O Festival do Japão hoje é um megaevento da cidade e do estado de São Paulo”, declarou Ichikawa.

Ichikawa ainda ressaltou que a profissionalização do Festival do Japão na verdade só acrescenta mais a divulgação da cultura japonesa, destacando como o evento também apresenta o que é o omotenashi, a tradição japonesa de servir bem.

festival do japão 2017

Organizadores e patrocinadores do 20º Festival do Japão Made in Japan

A respeito do espaço, Galante explicou que o evento está crescendo constantemente e ainda lembra: “No primeiro ano, quando eles (comissão do festival) falaram que iriam trabalhar com 6 mil voluntários, imaginei que seria um caos, mas me surpreendi com o resultado. Os voluntários chegaram antes, estavam sorrindo, ficaram até o final e apresentaram um melhor desempenho até mesmo que pessoas contratadas para estar lá”, lembrou dizendo que este é um dos muitos aprendizados que ele e todos do SP Expo vêm adquirindo.

Em resposta à Made in Japan, Yasuo Yamada e Toshio Ichikawa explicaram que, no começo, a ideia do Festival do Japão era promover um evento simples, para apenas um ano e com o apoio de voluntários. A pedido do público, o festival continuou nos anos seguintes e foi crescendo.

Tivemos épocas difíceis, tivemos épocas de prejuízo, mas isso foi superado. O Kenren é uma entidade sem fins lucrativos, nós não temos objetivo de ter lucros com o festival. Nosso objetivo é ver a satisfação dos visitantes”, complementa Ichikawa.

hiroshima kenjinkai festival do japão

Voluntários de associações de províncias japonesas organizam a praça de alimentação Foto: Rafael Salvador

Finalizando a coletiva, Ichikawa falou sobre o trabalho e o cuidado em manter vivos os cuidados no preparo dos pratos tradicionais de cada província. Hoje, a praça de alimentação é trabalhada de maneira mais profissional, com orientação de agentes da vigilância sanitária. (confira na Hashitag o menu completo do Festival do Japão). “Outro ponto importante é incentivar a participação dos jovens para garantir a continuidade do evento”, destacou.

20º Festival do Japão

Quando: 7 a 9 de julho de 2017
Horários:

  • 07/07 – sexta – 12 às 21 horas
  • 08/07 – sábado – 10 às 21 horas
  • 09/07 – domingo – 10 às 18 horas

Onde: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5. São Paulo–SP
Ingressos: R$ 22 (antecipado e online), R$ 25 (bilheteria no dia) e R$ 12 (meia-entrada, venda online e na bilheteria)
Estacionamento no local (terceirizado): R$ 45
Transporte gratuito do metrô Jabaquara, das 8 às 22 horas
Informações: www.festivaldojapao.com