O que é a Japan House?


Conhecer a arte, a gastronomia e a beleza daquilo que permeia o Japão contemporâneo, tudo num só lugar. Esta é a proposta do prédio localizado na altura 52 da Avenida Paulista, que abre ao público no dia 6 de maio de 2017.

A Japan House pretende transmitir o espírito da hospitalidade japonesa, chamada de omotenashi, ao proporcionar um intercâmbio intelectual entre o Japão e o resto do mundo.

A ideia é que ali sejam promovidas atividades culturais que desvendam o Japão moderno com exposições, shows, workshops passando pelas artes tradicionais, experiências gastronômicas, encontros de negócios estudos acadêmicos e seminários temáticos.

Além disso, o espaço cultural ainda inclui um restaurante, o Junji Sakamoto, comandado pelo renomado chef Jun Sakamoto, uma cafeteria, Imi Café com quitutes orientais, lojas de produtos selecionados produzidos no Japão e uma biblioteca.

Assista ao vídeo de apresentação da Japan House São Paulo

Projeto arquitetônico da Japan House São Paulo

O projeto da Japan House São Paulo foi assinado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, conhecido por suas obras com madeira. Logo na fachada, Kuma projetou um conjunto de ripas de hinoki, uma madeira japonesa muito usada pelos artesãos tradicionais do Japão.

Na lateral da entrada, o cobogó tipicamente brasileiro dá continuidade aos espaços vazados que permitem que a luz entre no salão, traçando um paralelo entre o Brasil e o Japão.

Clique na miniatura para visualizar a imagem completa


Fotos: Rogério Cassimiro/ Japan House São Paulo

Programação cultural

Foto: Nobutada Omote/Sandwich

PixCell Deer

Para marcar a chegada da Japan House em São Paulo, alguns eventos paralelos já vinham sendo promovidos pelo curador Marcello Dantas, como a participação no Festival Internacional de Arte de São Paulo, no Pavilhão da Bienal (veja mais aqui), a performance Flower Messenger, de Makoto Azuma que percorreu a capital paulista com arranjos florais sobre bicicletas e a palestra com o artista plástico Kohei Nawa no Sesc Vila Mariana.

Na sequência, a primeira exposição montada no prédio de Japan House de São Paulo apresenta a arte em bambu e vai do dia 6 de maio até 9 de julho de 2017. Ainda na semana de inauguração, a Japan House promove um concerto musical dentro do Parque do Ibirapuera, na área externa do Auditório, com os músicos Ryuichi Sakamoto e Jun Miyake, no dia 7 de maio.

Japan House pelo mundo

Criada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão, a Japan House de São Paulo é a primeira unidade construída no mundo e já tem mais duas a caminho. A próxima casa a ser inaugurada será em Londres, na Inglaterra, e a previsão é que fique pronta ainda em 2017, com um projeto assinado pelo designer Masamichi Katayama.

Até o final de 2017 também deve ficar pronta a unidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, cujo projeto foi assinado pelo artista Kohei Nawa (de quem já falamos aqui neste outro post).

Veja o depoimento do jornalista Roberto Kovalick sobre a Japan House

Continue navegando

.: Site da Japan House: www.japanhouse.jp/saopaulo
.: Made in Japan: Conheça as obras do artista japonês Kohei Nawa
.: Made in Japan: Jardins efêmeros de Makoto Azuma

Você pode se interessar também por...