Matsuri: o carnaval japonês

Foto: JNTO

Tanabata Matsuri, um dos festivais mais populares do Japão

Quem disse que japonês não cai na folia? O carnaval nipônico é o Mtsuri e ocorre em pleno verão. São várias festas, que acontecem nos meses de julho e agosto, em diversas cidades do arquipélago.

Como no Carnaval brasileiro, a rua é o principal palco de comemorações. Carros alegóricos carregam figuras mitológicas, os participantes se fantasiam e o que não falta é comida típica. Os mais famosos festivais costumam se transformar em points de diversão, com espectadores do Japão inteiro e de outros países.

Hiratsuka, na província de Kanagawa, é a sede da festa mais popular, o Tanabata Matsuri, que reúne mais de 3 milhões de participantes. Conhecido como o festival das estrelas, o Tanabata também possui uma versão brasileira, que acontece todos os anos no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Lanternas gigantes iluminam as ruas de Aomori, durante o Nebuta Matsuri

O Nebuta Matsuri, na província de Aomori, que ocorre entre os dias 2 e 7 de agosto, é famoso pelos seus bonecos gigantes, com até oito metros de altura, que são conduzidos em carros alegóricos que circulam pelas ruas principais.

As figuras são gigantescas lanternas feitas com papel japonês (washi) que trazem estampas de dragões e samurais. O ápice da folia japonesa ocorre nas noites do final de julho, quando os fogos de artifício colorem os céus japoneses. Assistir à queima de fogos, o chamado hanabi, é uma verdadeira mania nacional.

Você pode se interessar também por...