Miyajima – A Terra Santa
Trilhas Naturais
Depois de conhecer o centro de Miyajima é hora de enfrentar suas trilhas. O ponto final é o topo do Monte Misen, o mais alto da ilha, a 533 metros acima do nível do mar, de onde é possível conferir a melhor vista panorâmica local. Durante a caminhada, no entanto, as atrações não são menos convidativas.
São 40 minutos de trilhas que atravessam o Parque Momijidan, o primeiro ponto de parada da subida, por uma paisagem de tirar o fôlego, salpicada de cachoeiras e árvores centenárias. No outono, quando as folhas das árvores ganham um tom avermelhado, o espetáculo natural é ainda mais impressionante. Quem segue até o topo do Monte Misen a pé tem a chance de conhecer alguns dos mais belos templos da região, escondidos em meio a vegetação.No alto da montanha, a melhor pedida é conhecer o Parque dos Macacos, onde os animais correm livres entre os turistas. Os guias juram que eles são mansos, pois já estão mais do que acostumados com a movimentação local.
Os adeptos da vida à beira-mar podem esticar a temporada em Miyajima passando um dia inteiro na praia. A mais famosa é a que fica próxima ao Tsutsumigaura, um dos parques de recreio da ilha.
Na chegada de volta à cidade, mais dois programas são obrigatórios. Um deles é vista ao pagode de cinco andares e 15 metros de altura, construído pelo monge Shukan nos idos de 1523. Para chegar até lá, é preciso muito sacrifício, são 67 lances de escada até o ponto final.
O outro é uma voltinha por um templo recheado de surpresas como as pinturas e inscrições no teto que fazem alusões aos tempos antigos da ilha.
Conhecido popularmente como Senjokaku, o lugar guardou durante muito tempo os sutras budistas. Mas, apesar da beleza e do valor histórico do templo, o que se destaca é uma colher de arroz, do tamanho de uma pessoa, posicionada na entrada do templo.
O “utensílio” que inspirou as miniaturas vendidas no centro comercial funciona como um talismã. Verdade ou não, para o turista, fica a impressão de realmente estar num lugar abençoado, tão perfeita é a combinação entre beleza natural, construções humanas e lugares santos.
Por: Cláudia Emi