Livro do Hospital Santa Cruz ganha versão em japonês

Livro História do Hospital Santa Cruz tem versões em português e em japonês

O lançamento do livro “História do Hospital Santa Cruz – Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Dojinkai)” na versão em japonês se tornou mais um marco da instituição que teve um papel importante na história da imigração japonesa no Brasil.

Um ano depois de ter sido lançado em português, em comemoração aos 77 anos do hospital, o livro ganhou a versão na língua japonesa com a supervisão do Dr. Masato Ninomiya, presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Santa Cruz. Segundo o médico, foi um grande desafio fazer esse trabalho, que levaria pelo menos três anos, em apenas um ano.

Dr. Masato Ninomiya, tradutor responsável pela equipe de tradução do livro

Ninomiya destacou ainda a importância do Hospital no processo de adaptação dos imigrantes japoneses no Brasil e do livro como referência histórica ao lembrar o interesse demonstrado pelo próprio imperador e pela imperatriz do Japão, “assim como a princesa Akishino, que presidente da Associação Anti-Tuberculose do Japão, que pessoalmente solicitou ler antecipadamente o capítulo sobre o combate à tuberculose no Brasil”, disse o médico ao se referir à visita do casal ao Brasil em 2016 (que noticiamos aqui neste outro post).

“Num resgate ao passado, serão conhecidos os obstáculos enfrentados durante o início do processo, o apoio do governo japonês e do imperador Hirohito, a criação da Associação pró-construção do Hospital e até o episódio sobre a intervenção sofrida durante a Segunda Guerra Mundial, revertida e transformada em ensinamento.”, destacou Ninomiya em seu discurso durante o lançamento do livro.

Os imigrantes e o Hospital Santa Cruz

Quando os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao Brasil, as dificuldades de comunicação eram inevitáveis. Adaptar-se às condições locais também não foi fácil. Pouco se fala disso, mas muitos imigrantes contraíram doenças graves e não tinham condições de serem tratados da forma adequada.

Com a ajuda do governo japonês, o Hospital Santa Cruz teve papel importante no atendimento à comunidade japonesa e nesse processo de adaptação ao Brasil. Ao longo dos anos, a instituição acabou se tornando referência entre os nipo-descendentes e é esta história que é contada em detalhes no livro “História do Hospital Santa Cruz – Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz”.

onde encontrar

O livro em português pode ser encontrado na Livraria Cultura (clique aqui), na Cia. dos Livros (www.ciadoslivros.com.br) e, nas duas línguas, no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo-SP).
O preço de capa é R$ 90.

Você pode se interessar também por...