Hospital Santa Cruz lança livro comemorativo

Em comemoração aos 77 anos do Hospital Santa Cruz (HSC), foi lançado o livro “História do Hospital Santa Cruz – Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Dojinkai)” com toda a trajetória da instituição.

livro hospital santa cruzO livro fala sobre saga da chegada dos primeiros imigrantes japoneses na primeira década do século 20 ao Brasil, sobre as dificuldades que enfrentaram para se relacionar com os brasileiros e falar a língua portuguesa, e as adaptações às condições locais.

Muitos imigrantes contraíram graves doenças e não tinham condições de serem tratados de forma adequada. Na época, o atendimento médico era precário e os imigrantes japoneses sofreram muito.

“A publicação sobre o HSC é muito importante, pois trata-se de uma história muito rica e profunda e tinha que ser transformada em livro para que a memória da comunidade nipo-brasileira pudesse ser preservada”, afirma Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz.

Na história do hospital, a intervenção do então Cônsul do Japão em São Paulo, Iwataro Uchiyama, em 1931, foi essencial para criar a Associação Pró-Construção do Hospital para atender a comunidade japonesa, que também contou com importante apoio do Imperador Hiroito, que fez uma relevante doação para a viabilização do projeto de construção do Hospital. O livro também retrata como o Hospital Santa Cruz se consolidou como um Centro de Referência de Medicina, Saúde e Bem-estar para a comunidade nipo-brasileira.

O livro foi patrocinado por entidades e empresas parceiras do Hospital: CNL Empreendimentos Imobiliários, Construtora HOSS Ltda, Fundação Kunito Miyasaka, NEC Corporation e Sakura. Participaram da coordenação do projeto a comissão editorial, composta por Renato Ishikawa, Léo Ota, Akihiro Ikeda, Isidoro Yamanaka, Masato Ninomiya, Michi Yamanaka, Paulo Yokota, Sonia Ninomiya e Yuli Fujimura. O projeto e a realização ficaram por conta da Editora Narrativa Um – Projetos e Pesquisa de História.

O livro pode ser encontrado na Livraria Cultura (clique aqui), na Cia. dos Livros (www.ciadoslivros.com.br) e no Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade, São Paulo-SP).
O preço de capa é R$ 90.