Obras do Centro Cultural Aliança
Desde novembro de 2014, a antiga unidade de Pinheiros foi fechada para reformas para que pudesse funcionar como nova sede da Aliança e como centro cultural para promover cursos, palestras e eventos culturais. O projeto inclui, além das salas de aula, espaços com auditório, salas multiuso e uma cozinha para aulas de gastronomia japonesa.
Depois de passar por reveses nos últimos anos, a construção da nova sede chegou à fase de finalização, faltando ainda o acabamento e a instalação dos equipamentos. De acordo com o presidente da instituição, Yokio Oshiro, a inauguração está prevista para o dia 29 de julho de 2017.“Essa obra foi feita carregando cada um de nós e graças à doação de diretores e colaboradores, esta obra chegou a esta fase”, explicou ressaltando que foram feitas doações não só em dinheiro, como também com trabalho, tempo e materiais para as obras pudessem continuar. “A colaboração do povo japonês por meio do Consulado Geral do Japão em São Paulo tem um significado importante e demonstra a confiança que depositam em nosso trabalho”, completou Oshiro.
Fotos da nova sede da Aliança Cultural Brasil-Japão
Em seu discurso, o cônsul-geral Nakamae ressaltou seu agradecimento à instituição que vem promovendo a cultura japonesa há 60 anos em São Paulo e completou: “Deixo meu profundo respeito a todos que lutaram para vencer as dificuldades na promoção da cultura e da língua japonesa e para o intercâmbio entre japoneses e brasileiros”.
Em seguida, o vereador Aurélio Nomura, presidente do Conselho Superior da Aliança, lembrou a importância da instituição e dos profissionais envolvidos “que vão trilhar o caminho para a mudança e a integração entre os povos, com a ideia da confraternização, para mudar a sociedade como um todo”.
Centro Cultural Aliança
Localizada na Rua Lacerda Franco, 328, no bairro de Pinheiros, o Centro Cultural Aliança é uma entidade sem fins lucrativos. As obras foram orçadas em 2,6 milhões de reais, sendo que parte deste valor foi captada pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet e pelo governo japonês, por intermédio do Consulado Geral do Japão em São Paulo.
Outra parte das doações veio diretamente de parceiros e colaboradores, por meio do site de financiamento coletivo Catarse. (Veja como ser um doador neste link)
Mais informações sobre a Aliança Cultural Brasil-Japão
Site: www.acbj.com.br
Colabore com o financiamento coletivo: www.catarse.me/pt/project_23050