Concurso de Mascotes
Baabaa-kun, Mikyan, Gunma-chan e Fukka-chan foram os mais votados de 2014
O concurso nacional de mascotes (Yuru Kyara Grand Prix) de 2014 elegeu o mascote mais popular do Japão. A votação popular aconteceu ao longo do ano e, entre 1699 candidatos, o campeão foi Gunma-chan, o mascote da província de Gunma (na região de Kanto, centro do Japão).
1º lugar
Gunma-chan, o pônei da província de Gunma
Gunma-chan, já vinha margeando o título há dois anos (em 2013 e 2012 havia ficado em terceiro lugar) e finalmente chegou ao ponto mais alto do pódio em 2014. A figura de Gunma-chan é inspirada em um pônei e em 2014 ele completou 20 anos de idade.
2º lugar
Fukkachan, da cidade de Fukaya
Em segundo lugar, Fukka-chan (um ser com características de coelho, cervo e alho-poró – a especialidade local) representou a cidade de Fukaya, da província de Saitama (vizinha de Gunma).
3º lugar
Mikyan, da província de Ehime, tem o nome em homenagem à especialidade local: a tangerina
E em terceiro lugar, Mikyan (uma mistura de cachorro com a tangerina típica da região), representou a província de Ehime (da região de Shikoku). “Kyan” remete ao som do filhote de cachorro latindo e à palavra inglesa “can”, do verbo “poder”.
Na categoria de mascotes de empresas, o vencedor foi Baabaa-kun, que tem um desenho semelhante ao símbolo típico de barbearias e representa uma rede de salões no Japão.
Conheça os demais participantes desta edição e veja se concorda com a votação.
Os mascotes japoneses podem ser encontrados em todos os lados e representam cidades, províncias, equipes e instituições diversas. Além de se tornarem referência turística ou identidade de marcas, os mascotes também movimentam a economia com a criação de subprodutos que levam a estampa do mascote.
Gunma-chan o vencedor de 2014 ao lado do mascote Sanomaru, o vencedor de 2013
Veja quem foram os vencedores das edições anteriores
Vencedor de 2013
2013: Sanomaru (Sano, Tochigi)
Vencedor de 2012
2012: Bary-san (Imabari, Ehime)
Vencedor de 2011
2011: Kumamon (Kumamoto)
Fonte: Site oficial do Yuru Kyara Grand Prix (em japonês)