Criador de Anpanman, Takashi Yanase, deixa legado para gerações

Takashi Yanase, criador do AnpanmanTakashi Yanase, criador do AnpanmanNa última semana, o Japão se despediu de Takashi Yanase, autor conhecido pela série de mangás e animes Anpanman. Ele tinha 94 anos e faleceu no dia 13 de outubro, em um hospital de Tóquio, de insuficiência cardíaca, de acordo com o jornal Nikkei.

Yanase nasceu em Tóquio, em 1919, mas passou sua infância em Kochi, na região de Shikoku, onde é bastante reverenciado.

O artista chegou a prestar serviços militares na China durante a Segunda Guerra Mundial, em 1940, trabalhou com peças publicitárias da rede de lojas de departamento Mitsukoshi e ainda trabalhou no Jornal de Kochi antes de se tornar mangaká frelelancer.

Jamu ojiisan cria os pães com vida
Jamu ojiisan cria os pães com vida

Ele foi premiado em 1967, pelo mangá “Mr. Boo”, e mais tarde, em 1970, pela animação “Yasashii Raion”. Mas foi somente aos 70 anos que Yanase ganhou fama com aquela que seria sua principal obra: Anpanman.

Anpanman

Máquina de vendas de bebidasMáquina de vendas de bebidasAs aventuras do herói Anpanman, um pão recheado com doce de feijão (anpan, em japonês), se passa no mundo dos pães criados pelo padeiro Jamu Ojiisan (“tio geléia”, em tradução livre).

O herói salva sua cidade das bactérias vilãs e ajuda aqueles que têm fome doando parte de si mesmo e conta com a ajuda de seus amigos, Karepanman (pão de curry), Meronpanna (pão de melão), Shokupanman (pão de forma), entre outros.

O desenho foi lançado inicialmente como livro infantil e depois lançado como animação na televisão japonesa. Até hoje a série faz sucesso entre as crianças japonesas e é tema inclusive de parques temáticos em Yokohama, Nagoya, Sendai e em Kobe.

De acordo com pesquisa da empresa de games Bandai, em 2011, o personagem foi escolhido como o preferido entre crianças de 0 a 12 anos, pelo décimo ano consecutivo.

Museu do Anpanman

Hall de entrada do Museu do Anpanman, em KochiHall de entrada do Museu do Anpanman, em KochiO Museu do Anpanman foi inaugurado em 1996, na cidade de Kami, província de Kochi. Lá, tem uma ampla área externa com esculturas dos personagens, um monumento de mais de 3 metros do vilão Baikinman, exposições de quadros com personagens do desenho, áreas de lazer e lojinhas com diversos produtos.

Dentro do museu, as crianças entram na terra dos pães em que todos os objetos são temáticos – da tampa do bueiro até a televisão em formato de pão de forma.

Por ter passado grande parte de sua vida em Kochi, Yanase é reverenciado de diferentes formas pela província. Nas estações de trem da capital, por exemplo, a música tema de abertura do desenho é quem anuncia a chegada dos trens, lixeiras e outros objetos são decorados com os personagens e é tema inclusive, de uma linha especial de trens que circula por toda a ilha de Shikoku (clique aqui para ver como é o trem por dentro).

Trem temático do Anpanman percorre a linha que circula pela ilha de Shikoku
Trem temático do Anpanman percorre a linha que circula pela ilha de Shikoku

Assista à abertura de Soreike! Anpanman

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria

Fotos: Karin Kimura

Você pode se interessar também por...