Kotatsu

As invenções japonesas para aguentar o frio não têm limites. Nem todas as casas possuem um sistema de calefação instalado e um ar condicionado pode consumir muito gás e energia elétrica, então, uma opção mais econômica para a casa é o kotatsu.

O kotatsu é um aquecedor de pés em forma de uma mesa baixa que possui um aquecedor elétrico na parte central. Como geralmente o piso das casas tradicionais é feito com tatami, costuma-se sentar no chão, então a mesa baixa dispensa o uso de cadeiras.

O móvel é montado com um cobertor grosso próprio para manter o ar quente embaixo da mesa e também é uma boa alternativa para aquecer e reunir a família e os amigos.

Hoje os modelos de kotatsu são elétricos, mas antigamente o carvão era usado como a principal fonte de calor. O kotatsu vem de outros tempo, da era Muromachi (1336-1568), quando usava-se um aquecedor no centro da sala para cozinhar e esquentar o ambiente (com carvão). Com o tempo, esse aquecedor foi sendo modificado, com plataforma e espaço próprio para as pessoas se sentarem em volta. Depois, um tampo de madeira foi agregado para evitar que o calor se dissipasse e foi se transformando no modelo comercializado hoje em dia, no Japão.