Calor descartável

Kairo

Quando chega o inverno, as prateleiras de supermercados e farmácias japonesas são abastecidas com produtos específicos para o frio. Num país em que o inverno é rigoroso, a solução para amenizar a sensação de frio é buscar outras fontes de calor. E os japoneses encontraram uma que cabe no bolso: o “kairo”.

O kairo é um pacotinho que ajuda a aquecer o corpo, como uma bolsa de água quente, mas é seco e portátil. Ele é vendido em diferentes tamanhos (infantil ou adulto, do P ao G) e propósitos (para ser colocado no bolso, no sapato ou colado na roupa). Cada pacote é leve e dura por cerca de 7 a 24 horas, dependendo da marca.

Kairo descartável tem uma série de componentes que, ao entrar em contato com o ar, começam a liberar calor
Kairo descartável tem uma série de componentes que, ao entrar em contato com o ar, começam a liberar calor

Dentro desse pacotinho tem uma mistura de ferro triturado, sal (para catalisar a oxidação), carvão ativado (para absorver mais oxigênio), água (para oxidar o ferro), um polímero superabsorvente (para absorver água) e vermiculita (para conter a umidade). Quando o kairo é retirado da embalagem, o contato dessas substâncias com o oxigênio e a umidade do ar ativam a oxidação do ferro, gerando calor.

Dependendo do uso, o produto pode atingir de 40 a 70ºC, por isso não é recomendável que fique em contato direto com a pele, já que pode causar queimaduras.

Hoje em dia, o modelo descartável é o mais comum, mas existem outros modelos em que se troca apenas o refil do princípio ativo, outros que são carregados com pilha, outros que vêm em pacotes reutilizáveis, que podem ser esquentados com água quente (na banheira, por exemplo) .

E, pensando em procedimentos cada vez mais práticos e ecológicos, o mercado oferece também o kairo em gel que possui uma bolsa própria para ser levada ao forno de micro-ondas. Basta esquentá-la por alguns segundos e o calor se mantém por horas.

Antigamente, usava-se brasa de carvão embrulhado e amarrado ao peito sobre o quimono, por isso o nome “懐 (kai=peito) + 炉 (ro=forno)”.


Yutanpo

É a versão japonesa da bolsa de água quente, mas ele não é usado para aliviar dores, e sim, amenizar o frio. Hoje, os modelos têm tamanhos variados e os mais comuns são os de silicone, mas antes usava-se um recipiente de metal ou, mais antigamente, de cerâmica.

Yutanpo de metal
Yutanpo de metal

Cada yutanpo pode ser coberto por uma capa macia, por segurança, e colocado dentro de pantufas ou embaixo da coberta para ajudar a aquecer a cama antes de dormir, por exemplo. Outros vêm com a capa em formato de almofada ou personagens em pelúcia, que mantém o calor por mais tempo.

Yutanpo de ursos de pelúcia
Yutanpo de ursos de pelúcia