Celulares Android têm dicionário gratuito de japonês

O Aedict é um dicionário japonês-inglês e inglês-japonês para celulares que usam Android (o sistema operacional do Google). O aplicativo é gratuito, não requer teclado especial e funciona offline – só requer conexão à internet para o download do dicionário e, eventualmente, de novos recursos.

O funcionamento é bem simples: basta digitar a palavra em romaji (letras romanas) e apertar o botão correspondente ao idioma. Por exemplo: se “car” foi digitado, aperta-se o botão “From English”; caso tenha sido “kuruma”, “From Japanese”. O dicionário, então, exibirá uma lista com uma série de palavras cujo significado se aproxima daquela indicada pelo usuário.

Mais recursos podem ser adicionados ao Aedict, como frases de exemplo, apresentação da ordem dos traços e reconhecimento de kanji pela touchscreen. Como esses arquivos são relativamente grandes (apenas o dicionário tem cerca de 8 MB), recomenda-se que o download seja feito em uma conexão rápida e com o aparelho de bateria cheia ou ligado na tomada. É preciso prestar atenção também no limite de tráfego de dados que algumas operadoras estabelecem; caso seja ultrapassado, pode acontecer cobrança extra.

O download do Aedict é feito via celular com sistema operacional Android. Em seguida, é preciso acessar o Android Market. Para encontrar o aplicativo, basta digitar “Aedict” no campo de busca. Requer Android 1.5 ou superior. Para mais informações, clique aqui para acessar a página do aplicativo no site de projetos do Google.

Você pode se interessar também por...