Exposição: O Espírito do Budô

São Paulo – 26 de maio a 21 de junho de 2016

expo_bushido_armadura1A Fundação Japão promove, de 26 de maio a 21 de junho, a exposição O Espírito do Budô – A história das artes marciais no Japão, na Cinemateca Brasileira.

Inédita em São Paulo, a mostra percorre o mundo desde 2007 revelando o espírito das artes marciais japonesas e sua inserção no cotidiano do povo japonês e também ao redor do mundo. No Brasil, esteve pela primeira vez em 2008, quando foi apresentada apenas no Rio de Janeiro. Desta vez, chegando da Estônia, a exposição passará por São Paulo, Curitiba e Recife, seguindo então para o Paraguai.

A exposição está dividida em duas partes: a primeira é composta de armas históricas, como arcos e flechas, armaduras e elmos, destacando o desenvolvimento e as mudanças nas artes marciais do Japão do século VIII ao XIX.

A segunda parte enfatiza a reorganização do bujutsu para budô, ou seja, as transformações das artes marciais japonesas nos séculos XIX e XX, que transformaram técnicas de combates utilizadas em guerras, passando pelo conceito de defesa pessoal, até chegar à filosofia atual, de promover a atividade física com o intuito de desenvolver o corpo e a mente.

Também compõem a mostra algumas das principais modalidades do budô, suas vestimentas e equipamentos, como espadas de bambu, protetores, arcos e flechas, utilizados por praticantes e estudantes nos dias atuais.

A entrada é gratuita, de segunda a quarta-feira, das 9h às 18h, e de quinta a domingo, das 9h às 20h.

expo_bushido_espada

As artes marciais no cinema

No mesmo período, a Cinemateca Brasileira promoverá uma mostra de cinema japonês com foco em artes marciais.

A programação incluirá títulos dos consagrados diretores Kenji Mizoguchi, Yoji Yamada, Masayuki Suo e Takashi Koizumi. Farão parte da mostra nove cópias em película, que serão exibidas gratuitamente por duas semanas.

Fazem parte da mostra os filmes O intendente Sansho (1954, Kenji Mizoguchi), A nova saga do clã Taira (1955, Kenji Mizoguchi), Contos da lua vaga depois da chuva (1953, Kenji Mizoguchi), O portal do inferno (1953, Teinosuke Kinugasa), Crepúsculo Seibei (2002, Yoji Yamada), A espada oculta (2004, Yoji Yamada), Honra de samurai (2006, Yoji Yamada), Sumô, suor e peleja (1992, Masayuki Suo) e Depois da chuva (2000, Takashi Koizumi). A programação completa pode ser acompanhada no site da Cinemateca Brasileira: www.cinemateca.gov.br

O Espírito do Budô

O Espírito do Budô – A história das artes marciais no Japão foi planejada e produzida a partir do interesse pela cultura das artes marciais do Japão ao redor do mundo.

expo_bushido_armadura2As peças apresentadas nesta mostra oferecem uma nova visão não somente da história das artes marciais no Japão, mas também sobre o senso estético, criatividade, história social e o modo como pensa o povo japonês.

Será possível conhecer algumas das armas desenvolvidas para as guerras montadas, como arcos, espadas e armaduras, e a transformação que estas peças sofreram ao longo do tempo, o desenvolvimento de novas armas e técnicas de combate.

Ao final, será possível entender que aquilo que um dia havia sido desenvolvido para “tirar a vida” (bujutsu), hoje está transformado em budô, para “promover a vida”. O budô é, hoje, difundido mundialmente, com competições internacionais e até mesmo inserção nos Jogos Olímpicos, com o judô.

Exposição
O Espírito do Budô – A história das artes marciais no Japão

Quando: 26 de maio a 21 de junho de 2016
Horário de funcionamento: de segunda a quarta-feira, das 9h às 18h, e de quinta a domingo, das 9h às 20h
Onde: Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino, São Paulo – SP
Tel: (011) 3512-6111
E-mail: contato@cinemateca.org.br
Quanto: Entrada gratuita
Realização

    Fundação Japão
    Cinemateca Brasileira

Apoio

    Consulado Geral do Japão em São Paulo

Você pode se interessar também por...