Exposição Espírito Budô

Curitiba – 1º a 24 de julho de 2016

Depois de passar por São Paulo, a exposição itinerante “Espírito Budô” chega a Curitiba revelando o espírito das artes marciais japonesas e sua inserção no cotidiano do povo japonês e também ao redor do mundo.

No Brasil, esteve pela primeira vez em 2008, quando foi apresentada apenas no Rio de Janeiro. Desta vez, chegando da Estônia, a exposição passou por São Paulo e segue para Curitiba e, em depois, para Recife, seguindo então para o Paraguai.

A exposição está dividida em duas partes: a primeira é composta de armas históricas, como arcos e flechas, armaduras e elmos, destacando o desenvolvimento e as mudanças nas artes marciais do Japão do século VIII ao XIX.

A segunda parte enfatiza a reorganização do bujutsu para budô, ou seja, as transformações das artes marciais japonesas nos séculos XIX e XX, que transformaram técnicas de combates utilizadas em guerras, passando pelo conceito de defesa pessoal, até chegar à filosofia atual, de promover a atividade física com o intuito de desenvolver o corpo e a mente.

Também compõem a mostra algumas das principais modalidades do budô, suas vestimentas e equipamentos, como espadas de bambu, protetores, arcos e flechas, utilizados por praticantes e estudantes nos dias atuais.

O acervo está em exposição de 1º a 24 de julho de 2016, no Museu Paranaense, em Curitiba e a entrada é franca.

Exposição paralela

No piso superior (1º andar) do mesmo museu, paralelamente à exposição, também há outra exposição referente à cultura japonesa organizada pela equipe do CELIN – Centro de Línguas da UFPR, intitulada “Lara no Brasil, no Japão e no Continente Americano”.

O Espirito do Budô

Exposição
O Espírito do Budô – A história das artes marciais no Japão

Quando: 1º a 24 de julho de 2016
Horário de funcionamento: 9h às 18h – 3ª a 6ª/ 10h às 16h – sábados, domingos e feriados
Onde: Museu Paranaense
Endereço: R. Kellers, 289, Alto São Francisco – Curitiba-PR
Tel: (41) 3304-3300
Quanto: Entrada gratuita