O fenômeno da Frente das Flores
Coincidindo com o fim do ciclo de negócios e o início do ano letivo das escolas do Japão, o florescimento das cerejeiras é aguardado com ansiedade. É a flor sakura que marca a chegada da estação mais esperada do ano, a primavera.
Nessa época, as atenções se voltam para a previsão meteorológica da chamada “Frente das Flores de Cerejeira”, ou sakura zensen, trazendo notícias diárias da chegada da primavera em cada região.
As primeiras cidades a anunciarem o início da primavera de 2013 foram Fukuoka, na província de mesmo nome e Uwajima, em Ehime. Este ano, devido à chegada antecipada do calor, a florescência da flor sakura começou no dia 13 de março (14 dias adiantados em relação o ano passado).
Kanzakura é uma das primeiras espécies de sakura a florescerA permanência das flores é curta e em aproximadamente duas semanas elas começam a cairA partir de então, a frente das flores vai seguindo rumo ao norte, até alcançar Hokkaido, onde a previsão para a chegada das flores é dia 19 de maio. Considera-se uma amostragem de árvores para coletar dados do status das flores e quando cinco ou seis botões se abrem em uma mesma árvore, fica definido o início o 開花日 (kaikabi), ou “dia de abertura das flores”.
Como é calculada a Frente das Flores?
A medição da primavera indica o ritmo em que as flores que estão desabrochando e depois de cinco a oito dias é que as árvores apresentam a real imponência. A razão para ela ser acompanhada tão de perto é porque a permanência das flores é curta e em aproximadamente duas semanas elas começam a cair.
As previsões apresentam cálculos da porcentagem de flores, sendo que o pico da florescência é quando cerca de 80% dos botões estão abertos. É nesse período que acontece a maior parte das festas sob as cerejeiras (hanami).
Na realidade, as primeiras flores aparecem em janeiro, em Okinawa (ilha ao sul do país), mas a Agência Meteorológica do Japão considera o início oficial da “Frente das Flores de Cerejeira” a partir da ilha de Kyushu, onde está localizada Fukuoka.
De maneira similar, as expectativas são altas para o outono, com a transformação das folhas de momiji para a cor vermelha. A chegada da frente fria em cada região marca um evento que segue o caminho inverso, ou seja, começa no norte no final de setembro até chegar ao sul do país.
Para saber mais
Site Tenki.jp (apenas em japonês): http://season.tenki.jp/season/sakura/
Site Sakura Weather Map (apenas em japonês): http://sakura.weathermap.jp/
Site Jojoscope: http://jojoscope.com/2013/03/50-tons-de-pink/