Paulista Cultural 2019

São Paulo – 28 de abril de 2019


Sucesso de público em 2018, as sete grandes instituições culturais localizadas na avenida mais conhecida da cidade se unem novamente para oferecer um domingo inteiro de atividades gratuitas.

A iniciativa pioneira organizada pela Japan House São Paulo, Casa das Rosas, Centro Cultural Fiesp, IMS Paulista, Itaú Cultural, MASP e agora Sesc Avenida Paulista, que se junta à equipe nesta edição, engloba atividades voltadas ao teatro, à música, às artes visuais, à dança, à literatura, à fotografia e à gastronomia, além do cinema.

Entre 10h e 22h, cada uma das sete instituições preparou uma programação especial para receber o público, além de abrigar atividades de outra. A ideia é proporcionar uma imersão cultural ao longo de toda a avenida, que estará aberta para pedestres, permitindo que cada pessoa possa montar seu próprio roteiro e ter a oportunidade de conhecer novos endereços, além de se surpreender nos espaços já conhecidos. O Itaú, apoiador do Paulista Cultural, irá disponibilizar suas bikes com gratuidade no dia do evento, em parceria com a Tembici.

Nesta edição, Centro Cultural São Paulo, Cidade Matarazzo, Blooks, Museu do Futebol, Cine Reserva Cultural e Blue Note juntam-se às instituições parceiras do ano passado – CINEARTE Conjunto Nacional, Espaço Cultural Conjunto Nacional, Espaço Itaú de Cinema, Instituto Cervantes, Livraria Cultura, Paulista Viva e Teatro Gazeta. Todos os apoiadores também preparam uma programação especial para o evento.

Centro Cultural Fiesp recebe Japan House São Paulo

A Japan House São Paulo em parceria com a Fundação Japão, leva para o Centro Cultural Fiesp uma mostra de animes, as famosas animações japonesas. Serão exibidos Guerra de Verão e A Garota que Saltou no Tempo, do aclamado diretor Mamoru Hosoda, às 14h e às 11h, respectivamente.

Para fechar as atividades, a última sessão do dia exibirá o filme 5 Centímetros por Segundo, às 19h, do diretor Makoto Shinkai. As sessões serão realizadas na sala do educativo.

Grátis | Guerra de Verão: 11h (114 min.) | A Garota que Saltou no Tempo: 14h (99 min.) | 5 Centímetros por Segundo: 19h (63 min.) | Capacidade: 30 pessoas por sessão* | Classificação indicativa: livre | Reservas de ingressos pelo site www.centroculturalfiesp.com.br.

*Os remanescentes serão distribuídos 30 minutos antes na bilheteria

Atrações especiais na Japan House São Paulo

Além dos intercâmbios, cada uma das entidades também preparou atrações especiais para o dia 28 de abril em seus próprios endereços.

Entre os destaques da programação para a Paulista Cultural, tem:

  • às 11h, oficina de onigiri, clássico bolinho de arroz que é parte da cultura gastronômica japonesa, com a chef Telma Shiraishi, do restaurante Aizomê.
  • às 14h, palestra sobre a inovação no design japonês, com a especialista Adélia Borges.
  • Na área externa, durante todo o dia, haverá a venda de sorvetes de sabores tradicionais nipônicos como o yuzu, matchá e caramelo de missô. Exclusivamente para o Paulista Cultural, a chef Marcia Garbin, da Gelato Boutique, apresentará ainda um sabor exclusivo batizado em nossa homenagem.
  • Paulista Cultural 2019

    Quando: 28 de abril de 2019
    Onde: Japan House São Paulo
    Endereço: Avenida Paulista, 52. São Paulo-SP
    Mais informações: www.japanhouse.jp/saopaulo/event/pc2019.html