Filmes japoneses indicados ao Oscar 2019

Mirai

Mirai, de Mamoru Hosoda

Entre os indicados ao Oscar 2019 pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, dois títulos japoneses aparecem na lista de concorrentes à estatueta: “Assunto de Família” (Hirokazu Kore-Eda), na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e “Mirai” (Mamoru Hosoda), na categoria de Melhor Animação.

A cerimônia de premiação acontece no dia 24 de fevereiro de 2019, em Hollywood (EUA).

Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, “Assunto de Família” concorre com títulos importantes como “Cafarnaum” (Líbano), “Guerra Fria” (Polônia), “Nunca Deixe de Lembrar” (Alemanha) e “Roma” (México).

Assunto de Família

assuntodefamiliaDrama dirigido por Hirokazu Kore-eda (Pais e Filhos e Nossa Irmã Mais Nova), vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e um dos títulos com mais indicações ao 42º Prêmio da Academia Japonesa de Cinema.

Depois de uma sessão de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha passando frio ao relento. A princípio relutante em abrigá-la, a esposa de Osamu concorda em cuidar da menina depois de saber das dificuldades que ela enfrenta. Embora a família seja pobre, mal ganhando o suficiente para sobreviver por meio de pequenos crimes, eles parecem felizes. Até que um incidente revela segredos que testam os laços que os unem.

Direção e roteiro: Hirokazu Kore-eda
Elenco: Lily Franky, Sakura Andô, Kiki Kirin, Matsuoka Mayu
Gênero: Drama

Assista ao trailer de Assunto de Família


Animação japonesa e Oscar

Esta será a primeira vez que uma animação japonesa que não é do Studio Ghibli aparece entre os indicados. Desde que a categoria foi criada na premiação, outras seis animações japonesas já foram indicados ao Oscar: A Viagem de Chihiro (Oscar de Melhor Animação em 2003), O Castelo Animado (2006), Vidas ao Vento (2014), O Conto da Princesa Kaguya (2015), As Memórias de Marnie (2016) e A Tartaruga Vermelha (2017, com co-produção do Studio Ghibli).

Desta vez, o já internacionalmente premiado Mamoru Hosoda (Summer Wars, Crianças Lobo) é quem ganha destaque entre os nomes japoneses cotados ao prêmio. Na categoria, Mirai concorre com Incríveis 2, Wi-Fi Ralph, Homem-Aranha: No Aranhaverso e Ilha dos Cachorros.

Mirai

Animação de Mamoru Hosoda (Summer Wars, Crianças Lobo), do Studio Chizu, que foi lançada no Festival de Cannes em maio de 2018 e foi ganhando a atenção dos críticos de cinema desde então.

Mirai no Mirai cartazTambém foi indicada à Melhor Animação em outros festivais internacionais, incluindo ao Prêmio Globo de Ouro e foi vencedor nas premiações Florida Film Critics Circle Awards (2018) e Sitges – Catalonian International Film Festival (2018).

O filme conta a história do mimado garotinho de quatro anos, Kun que está vivendo os momentos mais complicados ao ganhar uma irmãzinha, a pequena Mirai. O que o garotinho não esperava era a visita da versão mais velha da pequena bebê, que veio misteriosamente do futuro.

Realização: Mamoru Hosoda
Elenco: Moka Kamishiraishi, Haru Kuroki como Mirai, Kumiko Aso, Gen Hoshino
Gênero: Drama, aventura

Assista ao trailer de Mirai


Sessões no cinema brasileiro

Você pode se interessar também por...