Exposição Kumihimo – A arte do trançado japonês com seda, por Domyo

São Paulo – 24 de maio a 28 de agosto de 2022

Entre 24 de maio e 28 de agosto, a Japan House São Paulo apresenta gratuitamente a exposição Kumihimo – A arte do trançado japonês com seda, por Domyo. Inédita no Brasil, a mostra é apresentada Domyo, tradicional empresa familiar sediada em Tóquio, que há mais de dez gerações produz artesanalmente cordões de seda, feitos à mão por artesãos que trabalham exclusivamente para a companhia.

Na exposição, o visitante pode conhecer a evolução histórica do kumihimo no Japão, entender sobre a construção dos trançados, além de explorar possibilidades futuras para seu uso, tudo isso a partir de três grandes instalações, mais de 30 reproduções de peças de kumihimo históricos, ferramentas utilizadas pelos artesãos e vídeos que contam com recursos de acessibilidade. A mostra faz parte do projeto de itinerância global da Japan House, com passagem por Los Angeles, agora em São Paulo e, na sequência, Londres.

Cordas trançadas

Em japonês, kumihimo significa “cordas trançadas”. O termo é utilizado para se referir a amarrações de três ou mais feixes de fios de seda, formando cordões a partir da sobreposição diagonal desses fios de maneira regular e uniforme. Os resultados podem ser trançados simples, feitos com três feixes (conhecidos como “trança francesa”), ou mais complexos, chegando a conter mais de 140 feixes de fios.

No Japão, o kumihimo foi utilizado ao longo dos séculos para diversas funções, como acessórios para vestimentas e ornamentos para armas e armaduras, apresentando uma evolução única. Um dos tipos mais conhecidos pelos japoneses é o utilizado no obijime – o cordão que se amarra por cima da faixa de um quimono tradicional.

Exposição Kumihimo – A arte do trançado japonês com seda, por Domyo

Quando: 24 de maio e 28 de agosto de 2022
Horários: Terça a sexta-feira, das 10h às 18h/ Sábados, das 9h às 19h/ Domingos e feriados, das 9h às 18h
Onde: Japan House São Paulo
Endereço: Av. Paulista, 52, Bela Vista. São Paulo-SP
Quanto: entrada gratuita
Mais informações: www.japanhousesp.com.br/exposicao/kumi-himo