Kenzaburo Oe, escritor japonês morre aos 88 anos
O escritor japonês Kenzaburo Oe, um dos principais nomes da literatura japonesa contemporânea, faleceu aos 88 anos e deixou seu legado não só com seus romances como com seu posicionamento pacifista e antinuclear.
De acordo com comunicado divulgado pela editora japonesa Kodansha divulgado no dia 13 de março, “ele morreu de causas naturais na madrugada de 3 de março”.
Oe recebeu o Prêmio Nobel de Literatura de 1994 por criar “com grande força poética um mundo imaginário onde vida e mito se condensam para formar um retrato desconcertante da frágil situação humana”, nas palavras da comissão. Também foi reconhecido com importantes prêmios literários do Japão, como os prêmios Akutagawa, Tanizaki e Yomiuri.
Ao longo de sua carreira, escreveu contos, escritos políticos e um famoso ensaio sobre o bombardeio atômico de Hiroshima. Dedicou sua escrita com passagens que levam a reflexões sobre o Japão pós-guerra e os caminhos para a paz.
Algumas de suas obras foram publicadas no Brasil pela Companhia das Letras Uma questão pessoal (2003), Jovens de um tempo novo, despertai (2006 e 2011), 14 contos de Kenzaburo Oe (2011) e Morte na água (2021),e também pela Estação Liberdade A substituição ou As regras do Tagame (2022) e Adeus, meu livro! (2023).
Mais sobre a biografia de Kenzaburo Oe: estacaoliberdade.com.br/livraria/adeus-kenzaburo-oe