JETRO promove carne wagyu e arroz japonês no 23º Festival do Japão

A JETRO, organização de comércio exterior do Japão, estará com um estande no Festival do Japão, em São Paulo, para promover a famosa carne wagyu e o arroz japonês. Essa ação é a primeira de várias que o escritório da JETRO São Paulo fará neste ano para divulgar esses produtos, com o objetivo de torná-los mais conhecidos do público brasileiro e incentivar o seu comércio para o país.

Marmoreio da costela de lombo de Wagyu Yonezawa


Durante o evento, que acontece entre os dias 15 e 17 de julho na Expo São Paulo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5), haverá degustações e palestras com especialistas, um deles vindo do Japão, para explicar o que torna esses dois produtos tão apreciados em todo o mundo.

“Wagyu” se refere às raças de boi japonesas que se tornaram famosas pela carne marmoreada: a gordura entremeada entre as fibras musculares cria um desenho parecido com os veios do mármore. Essa característica é responsável pela textura, maciez e sabores
inigualáveis desse produto.

Para falar sobre essa carne, a JETRO está trazendo ao Brasil o especialista Kenichiro Yamazaki. De uma família de criadores de wagyu da província de Miyazaki, no sul do Japão, Yamazaki estudou gastronomia e trabalhou em restaurantes em diferentes países, como Cingapura e
Tailândia. Hoje, dedica-se a divulgar a carne wagyu mundo afora.

Arroz japonica

Já o arroz japonês tem como característica a sua maciez no paladar, que lhe confere um sabor ligeiramente adocicado e consistência glutinosa. No Festival do Japão, as palestras e degustações serão conduzidas pela chef Cristina Eguchi. Cristina é chef de cozinha internacional pelo Senac, mestre em gelateria pela Carpigiani Gelato University de Bolonha na Itália , instrutora de confeitaria e gelateria da Universidade Anhembi Morumbi, e já atuou como chef confeiteira no restaurante Fasano.

“A carne wagyu e o arroz japonês conquistaram o Ocidente e queremos incentivar que mais pessoas no Brasil também conheçam as qualidades e o sabor inigualável desses produtos”, afirma Hiroyuki Saito, diretor de comércio exterior da JETRO no Brasil, em São Paulo.

Ao torná-los mais conhecidos, esperamos também fomentar e abrir novos canais de comércio entre o Japão e o Brasil.”

Segundo Saito, a importação do wagyu diretamente do Japão já é permitida desde 2019 e, em 2020, apesar da pandemia, a importação cresceu 80%. Ao longo de 2022, haverá mais iniciativas da JETRO São Paulo para promover esses produtos, explica ele.

Informações sobre as palestras e degustações no Estande da JETRO no Festival do Japão

Diferenças entre o Wagyu japonês e o Wagyu brasileiro, com Kenichiro Yamazaki


Yamazaki irá falar sobre o cruzamento da raça wagyu japonesa com a brasileira, o preço da carne, as atividades globais de difusão da carne wagyu, entre outros aspectos. Yamazaki irá usar uma espada japonesa para fazer o corte da carne. Haverá degustação em seguida.

Qualidades e diferenciais do arroz japonês, com a chef Cristina Eguchi


A chef abordará as particularidades do arroz produzido no Japão. O arroz que será usado nesta demonstração é o Koshihikari (Ayanishiki – JFC) do Japão, importado especialmente para este evento (atualmente não há importação de arroz do Japão). Para o workshop, a chef Cristina irá explicar como é feito o cultivo do arroz japonês e irá ensinar a preparar corretamente esse arroz. O público poderá experimentar o resultado.

Datas e horários

Dia 15/7 (sexta-feira)

  • Sobre wagyu – às 11h30 e às 14h30
  • Sobre arroz– às 16h e às 17h30

Dia 16/7 (sábado)

  • Sobre wagyu – às 10h e às 11h30
  • Sobre arroz – às 14h30, 16h e 17h30

Dia 17/7 (domingo)

  • Sobre arroz – às 10h e às 11h30
  • Sobre wagyu – às 14h30 e às 16h

Inscrições

Para participar das palestras, o interessado deverá retirar a senha antecipadamente no estande da JETRO.

Após a palestra, o participante será solicitado a responder a um questionário em formato digital por meio de seu smartphone, através de um QR Code.

As vagas são limitadas a 40 pessoas por sessão. Caso se complete a lotação, será necessário aguardar a próxima sessão.

As palestras e degustações no estande da JETRO são gratuitas, mas não incluem as entradas do Festival do Japão.

23º Festival do Japão

Quando: 15, 16 e 17 de julho de 2022
Onde: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km. 1,5
Site: www.festivaldojapao.com