Lançamento do livro ‘O Sorriso de Hikaru’

O premiado escritor André Kondo, autor pela JBC de “Contos do Sol Nascente” e “Turma da Mônica: Lendas Japonesas”, lançou o seu novo livro infantil “O Sorriso de Hikaru”, na cidade de Guatapará.

Igor Hikaru Yoshinaga Ferreira inspirou a toda uma comunidade, em Mombuca, tradicional núcleo de imigração japonesa, pela forma como lidou com um terrível câncer, sem perder o sorriso. O impacto de sua emocionante história levou até a lei que deu o seu nome para a creche de Mombuca.

O lançamento, pela Telucazin, foi realizado no dia do aniversário dele, dia 27 de maio, na Câmara Municipal de Guatapará. A renda do lançamento foi doada para entidade beneficente de combate ao câncer e os valores referentes aos direitos autorais também serão doados.

A obra contém ilustrações de Alessandro Fonseca, com projeto gráfico de Lilly Araújo e revisão de George Savy e Éder Rodrigues. Também conta com audiodescrição para pessoas cegas ou com baixa visão, realizado por Rosa Matsushita e Edgar Jacques.

O projeto é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio de seu Programa de Ação Cultural (ProAC), com apoio da prefeitura e câmara municipal de Guatapará e da AACE.

Sinopse: O Sorriso de Hikaru


A história real de Hikaru, o menino mais feliz do mundo, depara-se com tantas medidas sobre o tempo que temos e, também, que não temos. Mas de tudo o que se mede nesta vida, há certas coisas impossíveis de se contar: Quantas lágrimas afogam um sorriso? Quanta tristeza apaga uma alegria? O quanto a infância sabe sobre a vida e a morte?

O menino Hikaru ultrapassa as fronteiras, de tudo o que não se mede, contando a sua emocionante história. Afinal, quanto tempo pode durar o sorriso do menino mais feliz do mundo?

Sobre o autor André Kondo

André Kondo é filho de imigrantes japoneses e primo-tio de Hikaru. Viajou por mais de 60 países e é pós-graduado pela Universidade de Sydney, Austrália. Morou no Japão e teve a honra de ser recebido por membros da família imperial japonesa, por meio da Bolsa Gaimusho Kenshusei. Escreveu, além de “O Sorriso de Hikaru”, mais 14 livros, todos premiados, incluindo, com Mauricio de Sousa, “Turma da Mônica: Lendas Japonesas” (Prêmio Guarulhos de Literatura), “Contos do Sol Nascente” (Prêmio Bunkyo de Literatura, M. H. Prêmio Esfera das Letras – Portugal) e “O Pequeno Samurai”, que foi finalista do Prêmio Jabuti e 2.º lugar no Prêmio João-de-Barro. Recebeu mais de 400 prêmios literários, incluindo o Prêmio por Histórico de Realização em Literatura, do Governo de São Paulo, bem como o Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e o Selo Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio. É vice-presidente da Nikkei Bungaku do Brasil e editor da Telucazu Edições. Vive de Literatura. www.andrekondo.com

O Sorriso de Hikaru

Autor: André Kondo
Ilustrador: Alessandro Fonseca
Gênero: Infantojuvenil/Biografia
Páginas: 84
Editora: Telucazin
Mais informações: www.osorrisodehikaru.telucazu.com