Fundação Japão traz performer de kendama para Festival do Japão

A Fundação Japão em São Paulo traz do Japão Satoru Akimoto, performer de Kendama, especialmente para uma série de apresentações durante o 22º Festival do Japão. O evento acontece de 5 a 7 de julho de 2019, no São Paulo Expo Center.

Akimoto se apresentará no palco principal e fará workshops e demonstrações no estande da Fundação Japão.

Programação

  • 6 de julho, sábado, às 17h30 – Palco verde
  • 7 de julho, domingo, às 13h20 – Palco verde

Satoru Akimoto

Nascido em Tóquio, Satoru teve seu primeiro contato com o Kendama aos 10 anos de idade. Venceu o All Japan Kendama Performance Competition nos anos de 2008 e 2009. Mais tarde, obteve o 3º lugar entre os melhores japoneses no Kendama World Cup Hatsukaichi, realizada pela primeira vez em 2014.

Já realizou mais de mil apresentações e workshops, introduzindo e difundindo o Kendama no Japão e também em países como Taiwan, Coreia do Sul, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Indonésia, Estados Unidos, além de participações especiais na TV japonesa.

O kendama

O kendama é um brinquedo tradicional japonês, similar ao bilboquê francês. De construção bastante simples, seu objetivo é acertar a bola na estaca, chamada de Ken, ou em uma de suas três bases, denominadas Ôzara, Chûzara ou Kozara.

Conforme esses movimentos são executados, através de combinações de diferentes técnicas e sequências, aumenta também o nível de dificuldade.

As técnicas Free Style, que remetem a movimentos de malabarismo, fizeram com que o kendama ganhasse muitos adeptos, principalmente no ocidente. Além do Japão, existem praticantes de Kendama em todo o mundo, como nos Estados Unidos, passando pela Europa e até em Israel.

No Brasil, em 2018, tivemos o primeiro representante brasileiro a participar no Kendama World Cup, no Japão, Mauricio Santanna, que também foi um dos primeiros a promover a prática do Slackline oficialmente no Brasil.

Você pode se interessar também por...