Lançamento do livro “Amor: humor”, de Gílson Yoshioka

O escritor e jornalista Gílson Yoshioka lançará o livro de minicontos “Amor: humor” no 22º Festival do Japão, no São Paulo Expo, nos dias 5, 6 e 7 de julho. Publicada pela Telucazu Edições, a oitava obra do autor aborda os relacionamentos amorosos e pessoais. O livro tem um projeto gráfico que remete às narrativas de uma linha de cada conto e também aos textos de apresentação.

Célia Sakurai, prêmio Jabuti de Literatura e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp, foi a responsável pelo prefácio; Paula Autran, jornalista, escritora, professora e doutora em Artes pela USP, assinou a quarta capa; e João Paulo Hersegel, doutor em Comunicação pela UAM, escreveu o texto da orelha.

“Amor: humor” é o terceiro livro de minicontos de Gílson Yoshioka. “Linha tênue”, o primeiro, foi lançado no Festival do Japão em 2018 e “O caminho”, na Casa das Rosas em fevereiro deste ano. Segundo o autor, o título é uma referência a um poema de Oswald de Andrade, um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922, que usava a ironia e o humor para pensar criticamente. “Muitos trabalhos com essa temática retratam o amor de forma estereotipada, como ideal romântico e fantasioso ou tragédia e infelicidade”, observa.

Já o ‘Amor: humor’ aborda não somente esses casos, mas também o acaso, os mistérios, a existência, entre outras situações. É uma reflexão acerca dos nossos encontros e desencontros no amor”, analisa o autor.

Para o editor André Kondo, o livro trata com leveza e suavidade um assunto sério e pensado há tempos. “Gílson é meticuloso na escolha de cada palavra, vírgula, sentimento. O que encontramos em cada texto é apenas um flerte, o primeiro olhar que leva à paixão e, mais tarde, possivelmente ao amor”, conta. Kondo acrescenta que a identificação com esse tema universal também proporcionará boas risadas. “Algumas histórias são engraçadas em um primeiro momento, mas, após refletir, percebe-se que têm uma densidade maior”, complementa.

Em 2020, Gílson Yoshioka planeja o lançamento do nono livro “Amor: humor (reloaded)”, mais um da série de minicontos. “Muitos ainda veem esse assunto como um tema menor na literatura, mas acredito que há muito a ser abordado, debatido e refletido”, conclui.

O autor estará presente para autógrafos nos três dias do Festival do Japão. O livro também já pode ser comprado no site da Telucazu Edições (www.telucazu.com).

Sobre o autor Gílson Yoshioka

Escritor e jornalista, pela Faculdade Cásper Líbero, Gílson Yoshioka é o autor de “Trocando os pés pelas mãos – O futebol e a vida nas crônicas de Tostão”, “Frugais transgressões”, “Linha tênue”, “O caminho” e “A alma de Edu Falaschi – Uma história de perseverança e superação até o sucesso” (no prelo). É coautor de “A camisa amarela da seleção brasileira”, “Meus primeiros passos nas ruas e no trânsito”, “Você me ajuda? – Conversas sobre drogas na escola” e colaborador do “Anuário Interlagos – 70 anos de Velocidade”. É também vocalista e compositor.

Lançamento do livro “Amor: humor”, de Gílson Yoshioka

Quando: 5, 6 e 7 de julho (sexta, das 11h às 21h, sábado, das 9h às 21h, e domingo, das 9h às 18h)
Onde: estande da ANBLA no Festival do Japão
Endereço: SP Expo Rod. dos Imigrantes, KM 1.5. São Paulo-SP
Valor do livro: R$ 10
Site da editora: www.telucazu.com

Você pode se interessar também por...