Nova revista Turma da Mônica para brasileiros no Japão
Com o tema Como preparar seu filho para estudar no Japão, a nova edição da revista da Turma da Mônica tem o propósito de ajudar as famílias brasileiras que vivem no Japão.
Este projeto é uma parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e a Fundação Internacional de Hamamatsu (HICE) e visa otimizar o processo de integração dos dekasseguis brasileiros à sociedade japonesa.
O conteúdo da publicação foi supervisionado por um especialista em educação infantil, prof. Naoya Hosoda, da Universidade Christopher, e a expectativa é que a revista se torne um material de referência aos brasileiros sobre como os pais japoneses educam seus filhos durante os primeiros anos de vida.
O lançamento oficial da revista acontece no dia 20 de abril de 2019, em Hamamatsu, cidade onde há a maior concentração de brasileiros no Japão. Para o evento, já foram confirmadas as presenças do desenhista Mauricio de Sousa, de representantes da embaixada do Brasil em Tóquio, dos cônsules-gerais do Brasil em Hamamatsu, Nagoia e Tóquio e do prefeito de Hamamatsu.
Onde encontrar a revista?
A revista será distribuída nas creches brasileiras e japonesas, no Centro Intercultural de Hamamatsu, Centro de Apoio ao Estudo para Estrangeiros de Hamamatsu, consulados, conselho de educação, e demais entidades de apoio aos estrangeiros no Japão.
Como tudo começou?
Em 2017, a HICE realizou uma pesquisa voltada aos pais estrangeiros e aos professores japoneses e percebeu-se certa carência de conhecimento de ambas as partes relativas às diferenças na educação infantil.

A Turma da Mônica e a adaptação à escola japonesa
Dali, nasceu o projeto Cartilha Educativa, com a revista Turma da Mônica e a Escola no Japão.
Sobre a Fundação Internacional de Hamamatsu (HICE)
Órgão da prefeitura de Hamamatsu, incumbida de planejar, executar e apoiar projetos voltados para a integração social dos estrangeiros, é reconhecida pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações como uma entidade para a internacionalização regional.
A HICE atua em diversas áreas para melhor apoiar os estrangeiros no seu cotidiano, em parceria com a imigração, ordem dos advogados, associação de despachantes administrativos, centro de bem-estar e apoio psicológico, dentre outras organizações pertinentes a estrangeiros.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. No universo digital, o canal no YouTube da Turma da Mônica já chegou a 9,9 bilhões de visualizações, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já passou dos 300 títulos, com venda de mais de um bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.