Toyama, antigo lar da seda

Durante a Era Meiji (1868-1912), Toyama ficou conhecida pela produção de seda, antigamente um dos produtos mais exportados pelo Japão. Por essa razão, um dos pontos obrigatórios para o turista que visitar a província é a vila de Ainokura, famosa por suas enormes casas de campo com os telhados em formato da letra “A”.

Vilarejo de Ainokura em Gokayama

Os bichos-da-seda eram movidos para diferentes andares da residência, dependendo da quantidade de luz necessárias para seu desenvolvimento. O tamanho das casas se justifica também pela quantidade de famílias que moravam juntas e o tamanho das portas necessárias para não serem bloqueadas na época de neve mais intensa.

Programa imperdível

Junto com as estátuas de Nara, Takaoka Daibutsu, é considerado um dos três maiores Budas no Japão. Símbolo da cidade de Takaoka, a imagem foi construída em madeira em 1745. Apesar da vizinhança pouco atraente, vale a pena uma visita rápida para conhecer a engenhosidade dos antigos artesãos. No interior da base do Buda existem galerias que abrigam uma exposição permanente.

Para comer

Experimente as iguarias preparadas com o peixe Buri (Olhete). Considerado o “rei da Baía de Toyama”, a mesma espécie recebe diferentes nomes de acordo com seu estágio de crescimento: “Tubaiso (Kozukura)”, “Fukuragi” e “Gando”. A melhor época para se apreciar esse peixe é o período que precede a desova, quando uma camada de gordura lhe confere um sabor especial.

Curiosidades

Com destaque para a cidade de Tonami, numerosos campos floridos de tulipas podem ser apreciados para quem visita a província no final do mês de abril. Tida como flor-símbolo da região, o número de tulipa produzidas com exclusividade em Toyama já ultrapassa 28. Por ano, são colhidos cerca de 50 milhões de bulbos nos campos japoneses para serem distribuídos por todo o mundo, inclusive na Holanda, a pátria-mãe da tulipa.

Informações sobre Toyama

Nome: Toyama
Capital: Toyama
Localização: Norte da ilha de Honshu
Área: 4.247 km²
Site oficial de turismo em Tottori (em japonês): www.pref.toyama.jp/portuguese/index.html

No Brasil

Associação Toyama Kenjin do Brasil
Endereço: R. Pandiá Calógeras, 87 – Liberdade, São Paulo
Telefone: (11) 3207-3083