Kyoto, a antiga capital do Japão

Kinkaku-ji em Kyoto

Kinkaku-ji em Kyoto Foto: Karin Kimura

Por mais de mil anos, Kyoto foi a capital do Japão. Como principal centro do país, não era somente o local de decisões mas o ponto de encontro das tradições, artes, gastronomia e artesanato. Até hoje é tida como o centro cultural do país.

A província de Kyoto abriga mais de 17 templos que são considerados Patrimônios Mundiais da Humanidade, entre eles o Kinkaku-ji, o Pavilhão Dourado, e o Ginkaku-ki, feito em prata.

Província famosa pelas gueixas, inúmeros templos e pela culinária sofisticada, Kyoto também é referência quando o assunto é tecnologia, com por exemplo as telas de cristal líquido e os semicondutores. Assim, indústrias de ponta se misturam a milenares empresas de tecido e tingimento, cerâmica, papel e kimono.

Programa imperdível

Quem nunca teve vontade de ver uma gueixa de verdade de perto? Isso é possível no bairro de Gion, na capital Kyoto. Lá elas andam pelas ruas em vestindo seus fabulosos kimonos. Mas, para ver as artes de uma gueixa, como a dança, a dica é ir ao Miyako Odori, um festival no qual elas se apresentam para saudar a chegada da primavera. Fora do Miyako Odori elas se apresentam somente em casas de gueixa e restaurantes para uma clientela exclusiva.

Para comer

Kyo-ryori, ou cozinha de Kyoto, consiste em pratos à base de vegetais da época, privilegiando-se os sabores naturais dos ingredientes. As comidas são servidas em pequenas porções. Geralmente o banquete é servido em uma sala reservada, de preferência próxima a um jardim.

Curiosidades

Construído em 1397 pelo xogum Yoshimitsu Ashikaga e reconstruído após diversos incêndios, o templo Kinkaku-ji é coberto de ouro por dentro e por fora e fica em meio a um lago repleto de carpas coloridas. No Brasil existe uma réplica do templo, erguida em Itapecerica da Serra, São Paulo.

Ao lado do Santuário de Itsukushima, em Miyajima, e da Baía de Matsushima, em Miyagi, a praia de Amanohashidate é considerada uma das três melhores vistas do Japão. Ela fica na baía de Miyazu, no norte da província e é repleta de pinheiros. É bastante frequentada no verão.

.: Leia mais :.

Veja quais são os Patrimônios mundiais da Humanidade em Kyoto

Informações sobre Kyoto

Nome: Kyoto
Capital: Kyoto
Localização: Centro da Ilha de Honshu
Área: 4.613 km²
Site oficial da província (em inglês): www.pref.kyoto.jp/en/

No Brasil

Associação Kyoto do Brasil
Endereço: Rua Jurupai, nº 194 – Jardim Oriental – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5011-7245

Você pode se interessar também por...