Teatro Kyoguen, o teatro cômico japonês

Cena de Kobu-Uri Kyoguen

Cena de Kobu-Uri Yoshihiro Maejima

Kyo significa loucura. Guen, palavras. Loucas palavras. Esse é o significado do teatro Kyoguen, que ao lado do teatro Nô , compõe a manifestação mais clássica do teatro japonês.

Na verdade, não se trata de loucura. Com mais de sete séculos de história, o teatro Kyoguen é um gênero artístico que reúne técnicas de canto, dança, poesia e música em narrativas que de um lado abrigam o ideal de beleza simbólica e de outro retratam em tons burlescos a verdadeira essência da natureza humana.

O kyoguen revela os defeitos do ser humano com comicidade. Conflitos entre patrões e empregados, intrigas entre marido e mulher, um esperto querendo passar a perna em um ingênuo são temas constantes no universo kyoguen.

Através de uma expressão realista do humor, o Kyoguen revela o universo do sentimento humano com comicidade. Em 2001, a Unesco reconheceu o teatro Nô e o Kyoguen como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.

O teatro Kyoguen foi desenvolvido em conjunto com o teatro Nô, durante o período Muromachi (1337-1573). Em conjunto, são denominados Nôgaku.
Oposto à seriedade do Nô, o Kyoguen explora temas do cotidiano das pessoas comuns ou contos populares.

Apresentação de teatro Kyoguen no Brasil

Teatro Kyoguen no BrasilEm comemoração aos 61 anos da Aliança Cultural Brasil Japão e antecipando as comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, os atores japoneses Tadashi e Hiroaki Ogasawara vêm ao Brasil para apresentar duas peças de teatro Kyoguen. Esta é uma rara oportunidade de assistir um espetáculo focado exclusivamente no Kyoguen, já que geralmente é apresentado nos intervalos de peças Nô.

As peças escolhidas são “Kobuuri – O vendedor de algas” e “Bonsan – Bonsai” e serão apresentadas nos dias 15 e 16 de novembro de 2017.

Os atores do teatro Kyoguen

Tadashi Ogasawara é ator kyoguen do estilo Izumi-ryu. Foi discípulo de Nomura Man e Nomura Manzo VIII e IX. É também professor visitante na Universidade de Chiba. Foi produtor do projeto “Transmissão da Tradição” na Maison du Japon, em Paris. Já se apresentou no Brasil, em 2015, no espetáculo de Nô realizado no SESC Pinheiros.

Hiroaki Ogasawara é ator kyoguen do estilo Izumi-ryu.

.: Veja mais detalhes na Agenda Made in Japan

Ponto de venda oficial

H.I.S. Brasil Turismo agência Liberdade
Praça da Liberdade 190, 2° andar, conj-21. Liberdade – São Paulo
Telefone: (11) 3271-0452

Teatro Kyoguen no Brasil

Teatro Kyoguen no Brasil

Kyoguen – Teatro cômico do Japão

Quando: 15 e 16 de novembro de 2017 (quarta e quinta)
Horários: (quarta-feira) às 15h e (quinta-feira) às 20h
Onde: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo
Endereço: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
Quanto: R$ 80 (inteira)
Mais informações: madeinjapan.com.br/agenda/evento/kyogen-teatro-comico-do-japao/

*Para a compra de meia entrada, é necessário apresentar um documento com foto.

Você pode se interessar também por...