Mutirão Revitaliba no bairro da Liberdade

Mutirão revitaliba

Voluntários do Mutirão Revitaliba Gregory Grigoragi

O projeto de revitalização do bairro da Liberdade, no centro de São Paulo, apelidado de Revitaliba é uma iniciativa organizada pela JCI Brasil-Japão e juntou cerca de 300 voluntários para a primeira ação aberta com um mutirão de limpeza.

Criado a partir da sugestão do ex-cônsul do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, e da presidente do Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, o projeto começou a ser desenhado em abril de 2017.

A primeira ação do Revitaliba foi o mutirão que aconteceu no dia 28 de outubro de 2017, mas ainda terá continuidade com debates com a comunidade local e comerciantes para discutir as necessidades do bairro e possíveis ações em busca de melhorias.

Limpeza na Liberdade

O mutirão de limpeza começou às 7 horas, com um aquecimento de radio taissô e seguiu pelas ruas do bairro, alcançando um raio de 3 km, incluindo a praça da Liberdade, passando pela Ruas Tamandaré até a Rua Estudantes e as ruas transversais.

Voluntários do Revitaliba

Emília Hayazaki soube da ação voluntária pela internet

Os voluntários se dividiram em grupos para limpar as ruas da Liberdade. “Eu já participo de outra atividade semelhante chamada Zeladoria do Planeta, que promove a limpeza da praça Victor Civita todo segundo domingo do mês, em Pinheiros. É uma forma de conscientizar as pessoas a limpar as áreas coletivas e a não sujá-las”, comentou Emília Hayazaki, 64 anos, e continuou, “De mil pessoas, se uma tomar consciência, já vale para nós”. Ela contou que ficou sabendo do projeto pela divulgação no Facebook e chamou a sobrinha Sayuri Hayazaki e a filha Miriam Okada para participarem juntas do Revitaliba.

Para a presidente da JCI Brasi Japão, na gestão de 2017, Márcia Mariko Nakano, a união dos jovens nikkeis demonstrada no evento deu muita força para a realização do mesmo e ao mesmo tempo dará muita confiança para a continuidade da conscientização.

Veja mais fotos do Mutirão Revitaliba

Clique na miniatura para visualizar a imagem completa


Fotos: Gregory Grigoragi

Você pode se interessar também por...