Hyogo, ponte entre culturas

Hyogo juntamente com Kyoto e Osaka, é uma das províncias localizadas em Kansai, uma região desenvolvida tanto na área tecnológica quanto industrial e com características econômicas e culturais bastante distintas da área metropolitana de Tóquio.

Kobe noturna

Uma das primeiras províncias japonesas a entrar em contato com o Ocidente, Hyogo abriga um dos principais portos do Japão na capital Kobe. O porto foi aberto em 1868 e a partir de então, a província tem servido como uma ligação entre o Japão e o mundo exterior. Foi também do porto de Kobe que saíram os navios japoneses que levaram os imigrantes ao Brasil.

Próspera e moderna, a província sofreu um dos maiores terremotos de todos os tempos do Japão, em janeiro de 1995. Com 7,3 na escala Richter, o tremor matou 6.434 pessoas, inclusive brasileiros, e cidade de Kobe foi completamente reconstruída. Cerca de 1,5 milhão de pessoas ajudaram as vítimas da tragédia. O dia 17 de janeiro, data do tremor, transformou-se no “Dia Nacional do Voluntariado e da Prevenção de Acidentes Naturais”.

Programa imperdível

O Castelo Himeji, localizado na cidade de mesmo nome, data de 1346, sofreu reformas no século 17 e está em ótimo estado de conservação. Vale apena visitar este local que foi designado pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial.

Para comer saboreie o Kobe Beef, uma das especialidades da capital da província, seja na forma de bife, sukiyaki, shabu-shabu ou teppanyaki. A carne vem do boi Wagyu, gado criado conforme os mais rigorosos padrões da província, e é conhecida por seu sabor, maciez e textura marmorizada.

Curiosidades

O teatro Takarazuka, fundado em 1913, é formado apenas por mulheres. Elas interpretam os papéis masculinos e femininos. Anualmente, cerca de 2,5 milhões de pessoas assistem aos espetáculos da companhia, que é famosa dentro e fora do Japão.

A ponte Akashi Kaikyo, que liga a província de Hyogo a ilha de Shikoku é a maior ponte suspensa do mundo, com envergadura de 1.991 m e comprimento total de 3.911 m. Ela ficou pronta em abril de 1998.

Ponte Akashi Kaikyo que liga Hyogo a ilha de Shikoku.

Uma cidade situada no sudeste de Hyogo é a meca dos melhores saquês do mundo. Nishinomiya é dotada de lençóis de água subterrâneos vindos da montanha Rokkou. Essa água é considerada sagrada e ideal para a produção de saquê, com grande quantidade de minerais como cálcio, ácido fosfórico e potássio, além de pouco ferro.

Informações sobre Hyogo

Nome: Hyogo
Capital: Kobe
Localização: Centro da ilha de Honshu
Área: 8.393.34 km²
Site Principal da província (em inglês): web.pref.hyogo.lg.jp/FL/english/index.html

No Brasil

Brasil Hyogo Kenjinkai
Endereço: R. da Gloria, nº 332, sala 64 – Liberdade – São Paulo – SP
Tel: (11) 3207-0025

Você pode se interessar também por...