Wacom apresenta nova geração de produtos

wacom

Mesa e caneta digitalizadora Intuos Pro Large Foto: Karin Kimura

A empresa japonesa Wacom, especializada em trabalhar com produtos para designer e artistas, lançou uma nova linha de mesas e canetas digitalizadoras, a Intuos Pro e Intuos Pro Paper Edition.

Com a Intuos Pro, o usuário pode trabalhar seus projetos com maior precisão e sensibilidade, tudo isso graças ao avanço da tecnologia da caneta Pro Pen 2, além de uma maior área para trabalho, apresentando agora dois tamanhos, médio e grande, sendo o grande de aproximadamente 16.8 x 11.2.

A Intuos Pro Paper Edition é o lançamento que promete elevar o costume de designers e artistas do mundo todo a outro nível. O habito de rascunhar com caneta e papel o incio de um projeto agora poderá ser feito sem a necessidade de digitalizar tudo posteriormente.

Com o uso da caneta de tinta gel Finetip e o aplicativo da Wacom Inkspace, o artista pode agora anexar um papel da sua escolha a mesa, usando um Clip paper. Dessa forma, todo o desenho realizado na folha fica arquivado no programa e pode ser transferido para outros de finalização e salvo na Wacom Claud.

Fundada em 1983, a Wacom desde seu começo tem como objetivo aproximar as pessoas da tecnologia, criando dispositivos de interface natural e precisos. Atualmente ela é conhecida como a líder mundial na elaboração de pen tabletes interativos, displays e outros produtos digitalizadores.

Testando a Intuos Pro

wacom

A Pro Pen 2 permite maior precisão e sensibilidade durante o trabalho, na foto Fernando Sena se prepara para desenhar com a Intuos Pro. Foto: Karin Kimura

A redação da Made in Japan recebeu a nova Intuos Pro e para tanto, convidamos dois artistas e designers para testar o uso dos novos recursos e comparar com as versões anteriores.

Fernando Sena, 31 anos, é desenhista e trabalha com criação de arte para a Editora JBC, comenta que achou o novo modelo muito mais prático e confortável “A sensibilidade é o principal ponto de destaque, é muito mais próximo do que sinto ao usar papel e me permitiu um melhor desempenho”.

Ele ainda ressalta que em comparação com os modelos menores, existe uma diferença gigantesca, não somente pelo tamanho, mas também pela presença de novas funções, como a seleção prévia de ferramentas para o trabalho.

Outro artista que convidamos para testar é o professor de arte Douglas Souza, 29 anos, relata que a mesa pode ter seus pontos negativos para quem já é acostumado com as pequenas “Na primeira meia hora de desenho foi complicado lidar com o tamanho da área de desenho. Mesmo com meu costume de desenhar em folhas A3, foi dificil trabalhar com tanto espaço”, ele relata que o costume com o produto é importante também para o conforto do artista.

Por outro lado, assim como Fernando, Douglas ressalta a facilidade que os novos botões de atalho apresentam “É intuitivo, quando se tem os atalhos ao alcance de um toque apenas, sem a necessidade de inclusão do comando no teclado ou busca pela ferramenta no sistema, o ato de desenhar fica o mais próximo da experiência analógica, sem sair do digital”.

A mesa apresenta diferentes curvas de pressão, o padrão de fabrica não permite muito contato com a suavidade do produto, Douglas relata que “as configurações podem ser ajustadas de acordo com quem desenha, isso foi algo que gostaria de ter explorado mais no produto”, comenta ele.

Os novos modelos já estão disponíveis no mercado, podendo custar até R$4000,00. Os modelos Intuos Pro e Intuos Pro Paper Edition variam de valores e conteúdo, mas é possível adicionar um ou mais itens a compra. Saiba mais no site da Wacom (em inglês – www.wacom.com/en-br).

Você pode se interessar também por...