Inauguração do Centro Cultural Aliança
O Centro Cultural Aliança é a primeira unidade própria da Aliança Cultural Brasil Japão e servirá como sede da instituição, referência no ensino de língua japonesa em São Paulo. Localizada no bairro de Pinheiros, a sede foi inaugurada no dia 29 de julho de 2017 e funcionará como centro cultural com aulas e eventos ligados à cultura japonesa.
O espaço tem 751 m² e abriga 7 salas onde serão ministrados cursos de língua japonesa e artes, além de palestras e eventos culturais, um auditório, uma biblioteca e um espaço voltado para cursos de culinária japonesa.
“Parece um sonho, a emoção toma conta de todos nós que sonhávamos com o espaço cultural que a Aliança merecia há algum tempo. Era um sonho do próprio fundador, o poeta Guilherme de Almeida, em 1956, que tinha o desejo que as duas nações brasileira e japonesa pudessem se unir por meio do ensino da língua e da cultura japonesa no Brasil”, observou o presidente da Aliança, Yokio Oshiro, em seu discurso na inauguração.
Colaboradores, alunos e empresas como a Honda Automóveis, Toto Brasil, Bradesco, HiperCreative, Fujitsu do Brasil, Furukawa, Consfat e Apoio Fundações tiveram uma participação importante para a concretização do projeto. (veja a etapa das obras aqui)
Oshiro ainda destacou a importância de doações do governo japonês que, por meio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, doou equipamentos para as salas de aula. Parte da obras e dos materiais também foi financiada pela Fundação Kunito Miyasaka que apoiou o projeto desde o início. “A Fundação foi uma das primeiras instituições a incentivar esta construção, destinando recursos para as obras e para a aquisição de materiais”, explicou Roberto Nishio, presidente da Fundação Kunito Miyasaka.
“Nosso objetivo com o apoio também foi homenagear o sr. Kunito Miyasaka que foi um dos fundadores da Aliança, assim como do Bunkyo e de outras entidades ligadas à comunidade nikkei”.
Fotos da inauguração do Centro Cultural Aliança
A arquiteta responsável pela obra, Rosana Nakano, do escritório RNK3, explicou que na área externa, ainda será montada uma cafeteria, o muro lateral receberá obras da ceramista Katsuko Nakano. Além disso, o acesso às salas de aula será controlado por catracas.
Segundo Rosana, que atuou no projeto como voluntária, a sede começou a ser estuda há sete anos e precisou de muito esforço conjunto para que fosse concluída. “Uma coisa é fazer uma obra com dinheiro, outra coisa é ter que ir atrás de tudo. Recebi muitos nãos no meio do caminho, mas conseguimos”, lembrou Rosana.
Programação cultural do Centro Cultural Aliança
A Aliança Cultural é uma das referências quando o assunto é o ensino de língua japonesa em São Paulo. Além das aulas de japonês, a sede também incluirá uma série de atividades voltadas para a difusão da cultura japonesa.
Entre elas, estão previstas aulas de instrumentos tradicionais japoneses com Shen Ribeiro; músicas clássicas eruditas com o maestro Ricardo Fukuda; a Escola de Culinária Japonesa de São Paulo, do chef Shin Koike, tudo sob a supervisão do produtor cultural Jo Takahashi, que foi nomeado curador de Cultura e Artes.
Veja mais fotos da inauguração do Centro Cultural Aliança
Fotos: Rafael Salvador