Dia do Verde (Midori no Hi)
No Japão, o dia 4 de maio é o Dia do Verde (みどりの日, Midori no Hi), um dia para resgatar a importância da natureza. Como parte da “semana dourada” (Golden Week), que vai de 29 de abril a 5 de maio, o Midori no Hi também é considerado um feriado nacional.
É uma oportunidade de descansar, viajar, mas também de divulgar o respeito ao meio ambiente. Por isso, algumas entidades escolhem esta data para promover palestras e conferências acerca do tema.
Por que Midori no Hi?
Mas, por que será que justamente o dia 4 de maio foi escolhido para ser o Dia do Verde?
O Dia do Verde, na realidade era comemorado no dia 29 de abril, em homenagem dia do nascimento do Imperador Showa, que era um grande apreciador das plantas e da natureza.
Só que, em 2006, houve uma mudança no calendário oficial do Japão e o dia 29 de abril passou a ser denominado Dia de Showa (que mostramos aqui neste outro post).
Para não deixar o Dia do Verde sem rumo, ele passou a ser comemorado no dia 4 de maio, um dos dias da Golden Week que ainda não tinha dono.
Diz-se que a mudança foi uma forma de dissociar o feriado do Dia do Verde da figura do imperador Showa (Hirohito, 1901-1989), afinal, o período em que ele esteve no poder foi bastante conturbado e é associado principalmente à Segunda Guerra Mundial (1939-1945).