Yakushima, um paraíso preservado

Amamika

Os locais brincam que em Yakushima chove 35 dias por mês

Jomon sugi é considerada uma das árvores mais antigas do JapãoJomon sugi é considerada uma das árvores mais antigas do Japão A ilha de Yakushima fica na costa da província de Kagoshima, no extremo sul do Japão.

A ilha abriga montanhas conhecidas como os “Alpes no oceano”, com picos de até 1.936 m (Miyanoura-dake) e bosques de cedro que dão nome à ilha (Yaku sugi, cedro japonês).

Em 1996 fio descoberta a árvore Jomon sugi, tida como uma das árvores mais antigas do mundo. Há quem diga que ela tem entre 2170 e 7200 anos e é um dos motivos que fez com que a ilha fosse considerada pela Unesco, como um Patrimônio da Humanidade.

Chris Lewis/ CC

Na região costuma chover tanto que dizem que lá “chove 35 dias por mês”. A fauna é formada principalmente por cervos e macacos de Yakushima. Eles são tanto que os locais costumam brincar que a população de Yakushima é composta por 20 mil pessoas, 20 mil cervos e 20 mil macacos.

Yasufumi Nishi/ JNTO

Yakushima é povoada por 20 mil pessoas, 20 mil macacos e 20 mil cervos

Grãos de areia têm formato de estrelasGrãos de areia têm formato de estrelas

Aproveitar a beleza natural da região também deve incluir uma visita à cachoeira Senpiro-no-taki, com uma queda d’água de 66 metros de altura.

Também é uma boa oportunidade para relaxar no Hirauchi Kaichu Onsen, um termas bem ao lado do oceano.

Para quem preferir conhecer a praia mais de perto, Sango-no-hama pode trazer boas surpresas com os grãos de areia em formato de estrelas (como as de Hoshizuna no Hama, em Okinawa).

Assita ao vídeo sobre Yakushima

E se as fotos pareceram um pouco familiares, qualquer semelhança não é mera coincidência. O cenário da animação Princesa Mononoke, dos Studio Ghibli, foi inspirado na natureza da ilha e o diretor de arte Kazuo Oga passou um período na ilha para criar os rascunhos do desenho.

mononokenohime

Assista ao trailer de Princesa Mononoke (Mononoke no Hime)

Para chegar à ilha há opções de balsa, do porto de Kagoshima, ou de avião, dos aeroportos de Kagoshima ou Osaka (Itami).
yakushima 3 wikicommons

Leia mais

.: Patrimônio da Humanidade #4: Yakushima

Yakushima

Onde: Ilha de Yakushima, Kagoshima
Como chegar: [De Tokyo/ via aérea] 1h50 do Aeroporto Haneda para o Aeroporto Kagoshima. 30 min do Aeroporto Kagoshima até o Aeroporto Yakushima
[De Tokyo/ via marítima] 2h 30-40 min do Porto Kagoshima para o Yakushima Miyanoura ou Porto Anobo Port de balsa.
Mais informações: www.jnto.go.jp/eng/regional/kagoshima/yakushima (em inglês)

Você pode se interessar também por...