Dia das Crianças no Japão

Koinobori é um dos símbolos do Dia das Crianças no Japão
Koinobori é um dos símbolos do Dia das Crianças no Japão

No dia 5 de maio é comemorado o Dia das Crianças (Kodomo no hi) no Japão. O feriado nacional é parte do Golden Week (semana de feriados sequenciados) e celebra o crescimento saudável e a felicidade das crianças.

A data remonta ao período Nara (710-794) quando a data era chamada de “Tango no Sekku” (Dia dos Meninos) para celebrar a perseverança e força dos meninos. No período pós-guerra, com a nova Constituição de 1948, a data foi renomeada para “Kodomo no hi” para incluir também as meninas e demonstrar gratidão às mães. Contudo, simbolicamente, a data continua sendo uma comemoração aos meninos, enquanto as meninas têm uma data especial celebrada no dia 3 de março (chamado de Hinamatsuri).

A carpa preta representa o pai, a vermelha , a mãe e as menores, os filhos
A carpa preta representa o pai, a vermelha , a mãe e as menores, os filhos

Neste dia, bandeiras com desenho de carpa (koinobori) são hasteadas na entrada das casas, pois simbolizam força e sucesso – uma lenda chinesa conta a história de uma carpa que nadou para o alto de uma cachoeira para se tornar um dragão e representa a perseverança de um menino em busca do sucesso. No alto da haste, uma carpa (magoi) preta e grande representa o pai da família, logo abaixo é colocada uma carpa (higoi) vermelha para representar a mãe e em seguida, carpas menores indicam os filhos.

Altar com elementos de uma batalha antiga japonesa
Altar com elementos de uma batalha antiga japonesa

Kashiwa mochi, o doce típico do Dia das CriançasKashiwa mochi, o doce típico do Dia das CriançasOutro elemento simbólico da data é o altar montado com um boneco Kintaro (金太郎) – o menino que monta a carpa – , um Kabuto – capacete militar japonês – e outros elementos que faziam parte de uma batalha antiga.

O kashiwa mochi é uma comida típica das comemorações e trata-se de um bolinho feito com arroz glutinoso (mochi) recheado com pasta doce de feijão azuki e envolvido com folha de carvalho – uma vez que a árvore de carvalho não deixa as folhas velhas caírem até que as novas tenham nascido, se tornou símbolo da passagem harmoniosa das gerações. A árvore também é símbolo de prosperidade e de boa sorte no país. (Veja mais no site Hashitag)

Fontes: gaijinpot.com, jnto.go.jp, web-japan.org, Hashitag