Visita ao Palácio Imperial

O Palácio Imperial do Japão fica localizado no centro de Tóquio, próximo à estação central. As construções que o compõe têm estilo tradicional e ao mesmo tempo moderna, mas são fechadas à visitação pública. O acesso aos jardins e pequenas excursões guiadas são permitidas.

A construção do palácio atual foi feita inicialmente durante o período de transferência da capital do Japão de Kyoto para Tóquio, desde então a família imperial tem residência permanente ali.

Os visitantes que pretendem conhecer mais sobre a história e os terrenos são admitidos grupos de até 20 pessoas para visitas guiadas durante algumas manhãs por semana, mas tudo precisa ser agendado com antecedência.

Para aqueles que querem ter um vislumbre da família Imperial, a família se posiciona no balcão principal para saudar os presentes nos dias 23 de dezembro (aniversário do Imperador) e 2 de janeiro (saudações de ano novo).

Vista dos jardins leste do Palácio Imperial

Ao longo do ano, todos os jardins do lado leste do palácio ficam abertos para visitação. Eles funcionam como parques públicos em horário comercial e proporcionam, aos visitantes, a liberdade de caminhar pelo local livremente e tirar fotos à vontade.

Nos jardins leste, estão as ruínas do antigo castelo Edo e também os círculos de defesa honmaru (“círculo principal”) e ninomaru (“círculo secundário”). Próximos ao ninomaru foram criados jardins no estilo japonês. Os jardins e as construções são parte do que ainda resta no Japão referente ao período Edo.

Em um “circulo terciário” chamado de Sannomaru, tem o Museu da Coleção Imperial, com peças de arte doadas ao governo japonês pela família imperial. A coleção possui obras de grande valor histórico como as peças do Príncipe Chichibu, adicionadas em 1996, e da Imperatriz Kojun, em 2001.

Confira abaixo alguns sites úteis para sua visita. O tour pode ser agendado pelo link ‘guia do visitante’ e, no calendário, você confere em quais datas os jardins estão fechados.

Sites indicados

.: Guia do visitante do Palácio Imperial – Site (em inglês)
.: Calendário do Jardim Imperial – Site (em inglês/japonês)

Fontes: Japan – Guide / JNTO