11º International Manga Award

11º International Manga Award

Atenção quadrinistas e mangakás do Brasil, o governo japonês inicia, a partir do dia 17 de março, mais uma seleção do International Manga Award para escolher os melhores quadrinhos em estilo mangá do mundo. Esta é a 11ª edição do concurso que visa divulgar a cultura pop japonesa e reconhecer os talentos de fora do Japão.

Os melhores mangás serão premiados nas categorias Ouro, Prata e Bronze, sendo que os primeiros colocados ganham uma viagem para o Japão, para participar da cerimônia de premiação, e ainda têm a chance de trocar ideias com profissionais da área e conhecer editoras de mangás japonesas.

Os brasileiros que quiserem participar devem enviar seus trabalhos para uma das representações diplomáticas do Japão no Brasil (veja a lista completa aqui) ou diretamente para a comissão organizadora no Japão.

As inscrições vão de 17 de março a 16 de junho de 2017*, levando em conta que os trabalhos enviados diretamente para o Japão devem chegar até o dia 16 de junho de 2017.

Vencedores do 10º International Manga Award

Na edição anterior do concurso, o comitê recebeu 296 inscrições de 55 países. O prêmio de ouro foi para os franceses Joël Parnotte e Xavier Dorison pelo mangá “The Master of Arms”.

Já os prêmios de prata foram para o chinês Han Zuzheng, por “scavengers”, os italianos Laura Iorio, Roberto Ricci e Marco Cosimo D’amico por “The Heart of Darkness” e o vietnamita Can Tieu Hy por “Gateway to Underworld” (veja a lista completa de premiados aqui, em japonês).

Veja o vídeo de premiação do 10º International Manga Award

Premiados brasileiros

Na primeira edição do International Manga Award, dois brasileiros foram premiados com o certificado de bronze. Os quadrinistas Érica Awano e Marcelo Cassaro participaram do concurso com o manga Holy Avenger. “Foi uma surpresa receber esse reconhecimento do governo japonês. Mostrou para muitas pessoas que o Holy Avengers é sim um mangá brasileiro”, comentou Awano.

Segundo Cassaro, que hoje é roteirista da Turma da Mônica Jovem, esse prêmio também foi importante em sua carreira, pois abriu portas para que pudesse mostrar seu trabalho no Brasil. (veja mais no link)

Inscrições

Para informações detalhadas do regulamento, clique aqui.
A ficha de inscrição deve ser preenchida em inglês ou japonês. Para baixar, clique aqui.
Endereços de Embaixadas ou Consulados Gerais do Japão, clique aqui.

Caixa Postal da Comissão Executiva
P.O. Box MBE 15
The Eleventh International MANGA Award Executive Committee,
B1F Yuraku-cho bldg.
1-10-1 Yuraku-cho, Chiyoda-ku, Tokyo
Post Code 100-0006, JAPAN

Veja os trabalhos selecionados no 9º International Award neste link

Os envios para o Consulado Geral do Japão em Curitiba devem ser feitos até o dia 31 de maio de 2017.

Você pode se interessar também por...