Ex-presidente da Sony destaca a ética dos japoneses
O evento faz parte da programação comemorativa aos 60 anos da Aliança Cultural Brasil-Japão e reuniu cerca de 60 pessoas.
“Morimoto fica muito feliz com essa oportunidade de destacar aos jovens, especialmente aqueles interessados em cultura japonesa, os valores tradicionais dos japoneses que, segundo ele – e eu concordo integralmente – devemos incentivar a preservação para sempre, como importante legado dos imigrantes japoneses”, ressalta o ex-presidente da Aliança, Dr. Anselmo Nakatani, que foi um dos organizadores desta iniciativa cultural.
A palestra abordou tópicos fundamentais da ética para os japoneses, como “Shou-jiki” (honestidade), Kin-ben (diligência), Shin-rai (confiança), convidando o público a refletir sobre as nuances da identidade nikkei, e sobre a importância do estudo do idioma japonês para entender essas características culturais.
No encerramento da palestra, Morimoto relatou:
Para conhecer a ética japonesa, a melhor maneira é através do estudo da língua. Por exemplo, quando estudamos o keigo (maneira de se expressar de forma honorifica), percebemos que existem muitas maneiras de mostrar o respeito às outras pessoas e a importância de ser honesto e humilde. Contos japoneses antigos como Momotaro e Issunboshi também transmitem essa filosofia. Esses valores da ética japonesa, como a sinceridade, a modéstia e a honestidade, juntamente com a tolerância e a diversidade dos brasileiros, vai ajudá-los a contribuir para que o Brasil futuramente se torne um dos países mais desejados para viver no mundo”
Morimoto, formado em Direito na Universidade de Tóquio, foi diretor-presidente da Sony Manufacturing Company of America. Foi diretor-presidente da Sony Brasil por 10 anos, também presidiu a Sony Manufacturing Company of America e atualmente é professor da Universidade Wales, no Reino Unido. Além disso, é diretor-executivo do Kaigai Nikkeijin Kyokai e conselheiro da Comissão de Assessoria para Desenvolvimento Econômico e de Comércio Exterior da Nova Zelândia.
Fonte: www.acbj.com.br