Inscrições abertas para o 10º Internacional Manga Award

Inscrições prorrogadas: envie sua história até 30 de junho!*

10_kokusaimaga
O 10º International MANGA Award já está com as inscrições abertas para selecionar os melhores mangás do mundo. Se você curte quadrinhos japoneses e tem sua própria história para contar, esta pode ser a chance de mostrar seu trabalho ao mundo. Para participar, basta apresentar um projeto impresso de uma obra em mangá com, no mínimo, 24 páginas.

No Brasil, as inscrições podem ser enviadas até o dia 30 de junho de 2016 para uma representação diplomática japonesa (consulados ou embaixada, excluindo-se escritórios representativos – veja a lista com os endereços aqui), ou enviadas diretamente para a Comissão Executiva do 10º Prêmio Internacional de Mangá.

Os trabalhos serão avaliados por um comitê formado por editores e artistas de mangá no Japão e o resultado deve sair até janeiro de 2017. O primeiro colocado receberá o Golden Award e outros três artistas serão premiados com o Silver Award. Além do reconhecimento da obra, os escolhidos ganharão uma viagem de dez dias para o Japão, incluindo a participação da Cerimônia de Premiação em Tóquio e visitas a editoras e encontros com mangakás. Além disso, outras obras são reconhecidas com o Bronze Award.

Edições passadas do International Manga Award

Obra vencedora do Prêmio de Ouro do 9º International manga Award

Obra vencedora do Prêmio de Ouro do 9º International Manga Award

Em 2016, no 9º International Manga Award, foram 259 trabalhos inscritos de 46 países. Os vencedores do Prêmio de Ouro foram os israelitas Boaz Lavie, Asaf Hanuka & Tomer Hanuka, que apresentaram o mangá The Divine. Esta foi a primeira vez que artistas de Israel ganharam o prêmio. Entre os vencedores do Prêmio de Prata, foram escolhidos dois taiwaneses e um vietnamita.

O concurso é organizado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, com apoio da Associação dos Cartunistas do Japão e da Fundação Japão, e foi criado em 2007 pelo então ministro responsável Taro Aso com o intuito de divulgar a cultura de mangá pelo mundo.

Na primeira edição do, o mangá Holly Avenger, dos quadrinistas Érica Awano e Marcelo Cassaro, foi premiado com o Bronze Award e ganhou reconhecimento do ministério como mangá brasileiro. “Foi um susto, nem mesmo a gente esperava que fosse dar em alguma coisa. O que fez diferença é que, por conta desse prêmio, agora já se sabe que têm brasileiros fazendo mangá e isso é reconhecido pelo governo japonês”, disse Marcelo (veja mais no link).

Inscrições

Para informações detalhadas do regulamento, clique aqui.
A ficha de inscrição deve ser preenchida em inglês ou japonês. Para baixar, clique aqui.
Endereços de Embaixadas ou Consulados Gerais do Japão, clique aqui.

Caixa Postal da Comissão Executiva
P.O. Box MBE 715
The Seventh International MANGA Award Executive Committee,
Yanagiya Taiyo Building 1F, Nihonbashi Muromachi 4 – 3 – 16, Chuo-ku,
Tokyo 103-0022, JAPAN

Veja os trabalhos selecionados no 9º International Award neste link

*Atualizado em 21 de junho de 2016

Você pode se interessar também por...