Dia do Gato – Neko no Hi

Ron Ron Cafe, em Matsuyama, oferece espaço para fãs de gatos
No Japão, o dia 22 de fevereiro é conhecido como o Dia do Gato. Mas, por que será que foi escolhida essa data específica?
Observe só a combinação dos números:
- 2/22
>>
- 2 – 2 – 2
>>
- ニ ニ ニ
>>
- Ni Ni Ni (dois, dois, dois)
Que se assemelha a…
- ニャンニャンニャン
>>
- Nyan Nyan Nyan (miau, miau, miau)
Em japonês, o número dois é “ni”, que é parecido com “nyan” que significa “miau”. Portanto, o dia do “Nyan Nyan Nyan” é nada mais, nada menos que um jogo de palavras com a leitura de“Ni Ni Ni” (assim como o dia 1/11 é o Dia do Cachorro).
A adoração pelos gatos no Japão se estende ao longo da história e pode ser encontrada em santuários shintoístas, chamados de Neko-jinja 猫神社 em Fukui (Hagoromo Jinja), Kagoshima (Nekogami Jinja), Miyagi (Tashirojima) e Tokyo (Imado Jinja).
Os felinos também serviram de inspiração para artistas como Hiroshigue Utagawa e Kuniyoshi Utagawa, que os retraram em séries de pinturas em ukiyo-e, no período Edo (1603-1868) e do escritor Natsume Soseki, que ganhou notoriedade com a obra “Eu sou um Gato” (ed. Estação Liberdade).

Gato Atravessando para Comer, de Hiroshigue Utagawa
Já imaginou uma ilha inteira povoada por gatos? Pois, no Japão uma só não basta. Lá, existem 2 ilhas conhecidas como “ilha dos gatos”: Tashirojima (Miyagi) e Aoshima (Ehime). Lá, é possível ter um contato bem próximo com os felinos que costumam ficar principalmente nas áreas portuárias à espera dos pescadores com carregamentos de peixes.
A indústria dos gatos
Hoje, não faltam referências aos gatos em mangás e animes (veja abaixo os mais populares). Eles movimentam toda uma indústria do entretenimento que inclui comerciais estrelados por gatos, jogos, livros de fotografia e lojas especializadas em produtos para amantes de gatos. As cafeterias denominadas “Neko Cafe” passaram a fazer parte da língua inglesa com o termo “cat cafe“, que foi inserido no dicionário Oxford em 2015. Todos esses efeitos positivos na economia ganharam até um apelido: “nekonomics“; e tornaram o nicho um alvo certo para os negócios no Japão.
Maneki Neko
A crença diz que o maneki neko tem o poder de atrair bons negócios, prosperidade e dinheiro. Por causa desses atributos, acabou “adotado” pelos comerciantes, que enfeitam seus estabelecimentos.
Mas o gato também tem tamanho status, que é adquirido por qualquer pessoa que está à espera de uma mudança em sua vida ou na dos outro (saiba mais em “O gato da sorte é pop“).
Em Tokyo, tem um templo, no bairro Setagaya, para os “gatos da sorte”. O Templo Gotoku é cercado por jardins bem cuidados e há um oratório informal, com estátuas de maneki neko.
Os gatos mais populares
Os gatos mais populares da cultura japonesa, de acordo com a pesquisa feita pela Japan Pet Food Association são:
- Neko Bus

O ônibus animação meu Amigo Totoro, dos Studio Ghibli
- Hello Kitty

Hello Kitty, é apelida de Kitty-chan pelos fãs da personagem
- Doraemon

Doraemon é o gato-robô
Concorda com este top 3? Quais entrariam na sua lista?
Fontes: JNTO, NZHerald, Japanshrinestemples, Observer.com .