Patrimônio da Humanidade #11: Ryukyu

Castelo Shurijo
O reino de Ryukyu, como antigamente eram conhecidas as ilhas ao sul do arquipélago japonês (antes de ser incorporado ao Japão como província de Okinawa após a Restauração Meiji), foi habitado por um povoado com culturas próprias, independente em relação à civilização nipônica.
Com influências da Coreia, da China, e do próprio Japão, o território ainda possui resquícios dessa peculiar tradição, como dialeto (incompreensíveis até mesmo para os japoneses), costume, arquitetura, etc. Fruto dessa diversidade são as ruínas dos castelos, os chamados gusuku no dialeto de Okinawa.
Diferentes dos castelos erguidos pelos xoguns nas principais ilhas do país, essas construções serviam como fortalezas contra as invasões de nações vizinhas, bastante frequentes durante o século 12. As estruturas também serviam de palco para rituais religiosos.
As Propriedades do Reino de Ryukyuno são um conjunto de 9 gusuku (5 castelos e 4 locais relacionados) que simbolizam a cultura do povo de Ryukyu que em tempos remotos floresceu na região. Somente em 2000, as propriedade passaram a ser reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
Veja quais são as Propriedades do Reino de Ryukyu
- O Castelo Shuri (Shurijo) foi o castelo mais importante do Reino Ryukyu uma vez que abrigou o escritório do governo e a família real. As instalações que são exibidas atualmente são reconstruções feitas em 1992.
- As Ruínas do castelo Nakagusuku são as que mais preservam as construções originais dos castelos de Okinawa. Okinawa Convention & Visitors Bureau/JNTO
- As Ruínas do castelo Katsuren estão na península Yokatsu na costa leste da ilha principal de Okinawa.
- As Ruínas do castelo Zakimi ficam a 25 km da capital Naha. Apenas os muros de pedra continuam em pé e podem ser acessadas para garantir uma vista ampla dos arredores.
- Ruínas do castelo Nakijin. Localizadas na península Motobu, no norte da Ilha principal de Okinawa.
- Sefa Utaki é um dos lugares mais sagrados da religião indígena de Okinawa. Formações rochosas se conectam por trilhas no meio da floresta densa
- A área do Jardim Shikinaen serviu como a segunda residência da família real do Reino Ryukyu
- Portão de pedra Sonohyan Utaki. Localizado próximo ao hall principal do castelo Shuri, o portão é a entrada para uma pequena floresta sagrada, que abrigava o santuário do Reino Ryukyu
- O Mausoléu Tamaudun foi construído no início do século XVI como o mausoléu da família da dinastia Ryukyu e está localizado próximo ao castelo Shuri
Propriedades do Reino de Ryukyu
Onde: Okinawa
Como chegar: Shurijo: Aprox. 15-minutos a pé da Estação Okinawa Monorail Shuri
Mais informações: www.jnto.go.jp/eng/location/rtg/pdf/pg-709.pdf (em inglês)
Conteúdo publicado originalmente na edição #149 da revista Made in Japan.