Yoshida Brothers no Brasil

Apostando em uma pegada moderna para um instrumento milenar, os Yoshida Brothers vêm fazendo sucesso e conquistando espaço na cena pop mundial e chegam ao Brasil no dia 20 de fevereiro para três apresentações, em São Paulo.

Os irmãos Ryōichirō e Kenichi Yoshida são de Hokkaido e tocam shamisen desde os cinco anos de idade. Com uma trajetória musical marcada por prêmios como o Japan Gold Disc Award e apresentações internacionais pelos Estados Unidos, Coreia, Nova Zelândia e outros países, desta vez, os irmãos se apresentam no Brasil ao lado dos Meninos do Morumbi e do grupo Wadaiko Sho, no Teatro Sergio Cardoso.

Os ingressos custam de 40 a 200 reais e já estão à venda, com valor promocional até o dia 19 de fevereiro. A organização deste encontro de ritmos é da Taikoart Produção Cultural.

O shamisen

O shamisen, que apresenta apenas três cordas, caixa e braço de madeira, e mede cerca de 1 metro de comprimento. Típico do Japão, o shamisen carrega heranças chinesas e coreanas em sua história, mas acredita-se que o conceito do instrumento surgiu no Egito, há centenas de anos, passou pelo Irã (antiga Pérsia) e chegou a China antes de adentrar em território japonês.

Foto: Kwang Hye Lee

O shamisen é apresentado com um toque moderno pelos Yoshida Brothers


A região de Okinawa, ao sul, foi o berço do shamisen no Japão, que naquela região é conhecido como sanshin. Dependendo do local de origem, a caixa de madeira pode ser coberta com pele de cobra (Okinawa), cachorro (ao norte, como em Tsugaru) ou gato (no centro do país, como em Osaka, por exemplo).

Tocado com o auxílio do bachi, uma espécie de espátula que antigamente era feita em marfim ou casco de tartaruga, mas atualmente tem a madeira como principal matéria-prima, o shamisen é amplamente utilizado na música japonesa, principalmente, na música tradicional.

O som peculiar e agradavelmente agudo do shamisen é muito utilizado no kabuki, teatro japonês, e no bunraku, o teatro japonês de bonecos. O formato tradicional do shamisen é mais reconhecido em canções nos estilos musicais jiuta, kouta e nagauta, que preservam bem o ritmo cadenciado da tradicional música japonesa.

Também muito técnico, o tsugaru shamisen é igualmente tradicional, mas vem ganhando novas leituras pelas mãos e mente dos jovens. O duo Yoshida Brothers utilizam muita técnica e rapidez para mostrar seu trabalho arrojado e moderno com o tsugaru shamisen.

Assista à performance dos Yoshida Brothers.

Vídeo: yoshidabrotherstv

Show de shamisen com Yoshida Brothers, no Brasil

Quando: 20 e 21 de fevereiro de 2016
Onde:Teatro Sergio Cardoso
Endereço: R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP
Horário: sábado, às 21h e domingo, às 14h e 18h
Mais informações: teatrosergiocardoso.org.br/event/paises-irmaos-2016-02-20/

Você pode se interessar também por...