Patrimônio da Humanidade #3: Shirakami
Shirakami abrange uma área de 130 mil hectares que se estende pelas províncias de Aomori e Akita, no extremo norte da ilha principal de Honshu. A região foi incluída na lista de Patrimônios Mundiais pela UNESCO em 1993.
O território é uma das poucas florestas temperadas virgens no norte do Japão. A paisagem montanhosa também é habitat de animais raros como o urso-negro-asiático, pica-paus e outras 87 espécies de aves.Cercada por vales e cachoeiras, a área pode ser visitada por aventureiros que apreciam o contato com a natureza. As melhores épocas para visitação são o verão, quando os rios estão cheios, e o outono, quando as folhagens adquirem os tons avermelhados típicos da estação.
Um dos destinos mais populares de Shirakami é Anmon no Taki, que fica no Vale Meya e junta três cachoeiras. A rota de trekking leva cerca de uma hora até a primeira cachoeira e fica aberta entre o meio de junho até o final de outubro (é recomendado checar a disponibilidade de acesso, pois as datas podem mudar de ano para ano).
Shirakami
Onde:
- Akita: 6363 Satoguri, Fujikoto, Fujisato-machi, Yamamoto-gun, Akita
- Aomori: Ohkawazoe, Kawaratai, Nishimeya-mura, Nakatsugaru-gun, Aomori
Como chegar:
- Akita: [Trem] 30 minutos de ônibus Shuhoku a partir da estação Futatsui na JR Ohu Honsen (5 horas e 20 minutos da Estação de Tokyo) para Yunosawa
- Aomori: [Trem] 4h50 da estação de Tokyo para a estação Shin-Aomori Station pela linha JR Tohoku Shinkansen. 40 min de Shin-Aomori para a estação Hirosaki pela linha JR Ou e 50 min do Terminal do Ônibus Hirosaki para Tashiro, de ônibus.
Mais informações: Site da JNTO
Conteúdo publicado originalmente na edição #149 da revista Made in Japan.