Seminário com mestres japoneses de Aikido

Foto; Ricardo Miyajima

Ono sensei pratica Aikidô há 52 anos

Dois mestres que imigraram do Japão para o Brasil, que treinam e ensinam o Aikido em regiões diferentes do país, vão se encontrar pela primeira vez em um seminário, em São Paulo, nos dias 4 e 5 de julho, no Sesc Ipiranga.

Ono Shihan tem 89 anos e veio para o Brasil, em 1934, aos 8 anos de idade. Ele pratica Aikido, em São Paulo, há 52 anos, desde quando esta arte marcial foi introduzida no país por Kawai Shihan, falecido em 2010.

Shikanai Shihan, 67 anos, está completando 40 anos no Brasil. Primeiramente se mudou para o Rio de Janeiro com o intuito de ensinar Aikido e depois seguiu para Belo Horizonte em 1984, onde se mantém em atividade.

Ambos os Shihan (título de mestre concedido pela Fundação Aikikai, no Japão, em reconhecimento à dedicação ao Aikido) formaram centenas de instrutores (sensei), que são responsáveis ou dão aulas em academias (dojos) filiadas em dezenas de cidades do Brasil e no exterior.

O Aikido é uma arte marcial japonesa criada na década de 40 pelo mestre japonês Mohirei Ueshiba. O termo Aikido é composto por três palavras: Ai (Harmonia); Ki (Energia) e Do (Caminho), ou seja, o Caminho da Harmonia pela Energia. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades e não tem competição.

Como filosofia, o Aikido traz ensinamentos para toda a vida, em especial sobre como lidar com situações difíceis. Em vez do conflito, que visa destruir e submeter o outro, o Aikido busca criar uma nova perspectiva para uma situação na qual a pessoa que ataca é imobilizada ou projetada como recurso de autopreservação de quem é atacado. Esta visão da arte marcial também vem sendo utilizada por empresas e instituições públicas em momentos de crise.

Na medida em que crescem no aprendizado das técnicas, os aikidoístas também devem evoluir na maneira como lidam com desafios cotidianos e nos relacionamentos, além de se desenvolver pessoalmente, em todos os níveis: físico, emocional, mental e espiritual.

O seminário “Diálogo de dois mestres” será um encontro histórico entre dois exemplos de abnegação e compromisso com o ensino do Aikido, por meio da excelência técnica e da procura da harmonia e da paz. O evento será aberto a todos os praticantes de Aikido e ao público interessado em conhecer esta arte marcial.
Foto: Ricardo Miyajima
Ono Shihan

Keizen Ono, 7° Dan, nasceu em 1º de outubro de 1925 em Tóquio, Japão, e chegou ao Brasil em 1934. Iniciou seus treinamentos em 1963, ano em que o Aikido foi introduzido no país. Fundou a Associação Pesquisa de Aikido (APA) em 1979, à qual hoje se associam dojos nos estados de São Paulo (capital, São Roque e Jundiaí), Espírito Santo (Vitória, Serra, Vila Velha e Cariacica), além de Cuiabá (MT), Campos dos Goytacazes (RJ) e Arequipa (Peru).

Aos 89 anos de idade, Ono Sensei está em plena atividade, ministrando aulas quase diariamente. Nos últimos 6 anos, vem aperfeiçoando a técnica de ensino do Kokyu-Ho (respiração) como recurso essencial para o desenvolvimento do Aikido e principalmente para o musubi, que é a unificação do indivíduo com a fonte original da vida. Este método integra uma visão espiritual ao treinamento, o que contribui para a qualidade de vida e também para o desenvolvimento dos katas (golpes).

Academia: www.aikidopesquisa.com.br

Shikanai Shihan

Ichitami Shikanai, 7º dan, nasceu em Aomori, Japão, em 30 de julho de 1947. Estudou economia na Universidade Meiji (Tóquio) e veio para o Brasil em 1975, na delegação do seu professor de Aikido, Yasuo Kobayashi. Iniciou suas atividades no estado do Rio de Janeiro, como um dos representantes no Brasil perante à Academia Central, Fundação Aikikai, do Japão.

Além de mestre em Aikido, é faixa preta, 2º dan, em Jodo e Iaido. Reside em Belo Horizonte desde 1984, onde fundou e administra o Nakatani Dojo, ao qual se filiam três dojos no estado do Rio de Janeiro (Barra Mansa, Niterói e capital), além de Belém (PA), Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e Jerusalém (Israel).

Academia: www.nakatanidojo.com.br

SEMINÁRIO DE AIKIDO – UM DIÁLOGO DE DOIS MESTRES

Dias 4 e 5 de julho de 2015
Sesc Ipiranga – Rua Bom Pastor, 822 – São Paulo/SP

Inscrições: aikido.seminario@gmail.com
Informações: (11) 5081-7417

PROGRAMAÇÃO

Dia 4 de julho – sábado

10:00 – 10:15 – Abertura
10:15 – 12:00 – Aula de Ono Sensei para aikidoístas
12:00 – 14:00 – Intervalo para almoço
14:00 – 15:00 – Aula para crianças – aberta ao público
15:15 – 16:30 – Aula de Ono Sensei aikidoístas
16:45 – 17:00 – Sessão de fotos

Dia 5 de julho – domingo

10:00 – 10:15 – Abertura
10:15 – 12:00 – Aula de Shikanai Sensei para aikidoístas
12:00 – 14:00 – Intervalo para almoço
14:00 – 15:00 – Treino aberto ao público, com instrutores de Shikanai Sensei
15:15 – 16: 30 – Aula de Shikanai Sensei para aikidoístas

Você pode se interessar também por...