Apresentação de teatro Nô em São Paulo

Em julho de 2015, o empresário japonês Yasuhiro Wakebayashi vem ao Brasil para promover, com a produtora Dô Cultural, uma peça exclusiva de teatro Nô. Para a empreitada, haverá participação da composição completa – que inclui fue (flauta), taiko, tamboril e coro – com 15 artistas.

“É difícil conseguir trazer todos em uma viagem tão distante como esta. É uma forma de preservar a cultura tradicional japonesa e será parte das comemorações dos 120 anos de Amizade entre Brasil e Japão e dos 75 anos da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil”, disse Wakebayashi.

Com a vinda da comitiva, estão marcadas duas apresentações para as 20h30, no SESC Pinheiros, em São Paulo. No dia 2, está programado um workshop no período da tarde.

O empresário Yasuhiro Wakebayashi e sua esposa Teruko estiveram no Brasil no início de 2015 para acertar os detalhes das apresentações
O empresário Yasuhiro Wakebayashi e sua esposa Teruko estiveram no Brasil no início de 2015 para acertar os detalhes das apresentações

A simplicidade e o simbolismo dessa manifestação teatral com importância histórica para o Japão, renderam o reconhecimento, pela UNESCO, do teatro Nô como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade (veja a lista com os patrimônios reconhecidos pela Unesco, no Japão). “A linguagem medieval e a expressão da poesia sintonizada com a música retrata um universo muito particular. Essa é a alma do Nô”, completa Wakebayashi.

Apresentação de teatro Nô
Quando: 1º e 2 de julho de 2015, das 20h30 às 22h
Onde: SESC Pinheiros
Endereço: Rua Paes Leme, 195, Pinheiros. São Paulo-SP