120 anos de Amizade Brasil e Japão

Logo oficial dos 120 anos de Amizade Brasil e Japão
Logo oficial dos 120 anos de Amizade Brasil e Japão

Em 2015 completam 120 anos de amizade entre Brasil e Japão, firmada com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação em 5 de novembro de 1895. Será, portanto, um ano repleto de comemorações e homenagens.

Na época em que o tratado foi assinado, o Brasil sofria com a falta de mão de obra rural e admitia imigrantes de diversos países, por isso, essa aproximação com o Japão já criava expectativas de que novos imigrantes pudessem vir ao Brasil.

A primeira leva de imigrantes japoneses chegaria ao Brasil apenas em 1908 e hoje, estima-se que a comunidade de nipo-descendentes já agrupe cerca de 1,6 milhão de pessoas. Trata-se da maior comunidade de descendentes de japoneses fora do Japão. No caminho inverso, a comunidade brasileira que foi se estabelecendo no Japão soma mais de 175 mil imigrantes, o que corresponde à terceira maior comunidade brasileira no exterior.

Além da recepção de imigrantes, essa relação também se estreitou no âmbito econômico, passando pelo setor agrícola e industrial, sem contar com as influências culturais.

Neste ano, não vão faltar comemorações pela história de amizade e intercâmbios. Mais que lembrar a importância desse relacionamento, o ano de 2015 também marca o desejo de incentivar ainda mais essa aproximação entre Brasil e Japão.

Veja mais
Entrevista com a cônsul Michiko Shibata sobre o significado dos 120 anos de amizade entre os países