Peixe sabor (natural) tangerina

Opções do cardápio de sushis inclui o 'remon buri' por 100 ienes
Opções do cardápio de sushis inclui o ‘remon buri’ por 100 ienes

A rede de restaurantes de kaitensushi (sushi servido na esteira) Kurazushi tem o compromisso de oferecer uma ótima comida a preços acessíveis e um de seus desafios é “eliminar temperos químicos artificiais, corantes artificiais e conservantes artificiais dos produtos”. A rede leva o lema da empresa tão a sério que vem inovando no cardápio com peixes naturalmente saborizados.

Até agora, já foram lançados o peixe com sabor natural de tangerina (Mikan Buri), yuzu (fruta cítrica japonesa, Yuzu Buri) e agora é a vez do limão siciliano (Remon Buri). Cada unidade de sushi feito com uma fatia desse peixe frutado custa aproximadamente R$ 2,10.

Peixe sabor limão siciliano é a nova aposta da redePeixe sabor limão siciliano é a nova aposta da redeO peixe foi criado pela empresa Uwajima Project, da província de Ehime, sul do Japão. A ideia era evitar a descoloração da carne do peixe buri, ou olho-de-boi, fazendo com que a cor do peixe mudasse. Para isso foram adicionados pedaços de casca de Iyokan (tangerina típica da região de Ehime) à ração dos peixes. Para a surpresa dos produtores, não só a cor como também o sabor acabaram sendo influenciados pela mudança, já que o peixe absorveu o limoneno da fruta (óleo essencial encontrado em casca de frutas cítricas e que é responsável pela neutralização do odor característico do peixe, por exemplo).

O Mikan Buri começou a ser comercializado pela rede de restaurantes Kurazushi em abril do ano passado e logo no primeiro mês passou a ser o terceiro produto mais vendido da rede, mesmo custando o dobro do valor de um olho-de-boi normal. Com o sucesso, a Uwajima Project também passou a desenvolver a variedade de outro peixe com a mesma técnica, o Mikan Tai (pargo).